A partir desta quinta-feira, 6, os agentes territoriais selecionados pelo edital 01/2024 da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) darão início aos trabalhos nos oito territórios sergipanos. Os primeiros municípios a receberem o atendimento presencial serão Nossa Senhora das Dores, a partir das 9h, na Câmara de Dirigentes (CDL), e Nossa Senhora da Glória, a partir das 10h, na Câmara dos Vereadores.
O projeto pioneiro, realizado pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), tem como objetivo levar os agentes aos municípios para que eles acompanhem, dêem suporte e esclareçam dúvidas sobre os editais da Pnab.
O coordenador do núcleo de projetos culturais, Alisson Coutto, explicou como será esse início de trabalho dos agentes. “A partir desta semana começam as oficinas para apresentar os agentes territoriais ao seu território de atuação. Também serão realizadas oficinas explicativas sobre os editais da Pnab que estão em andamento. Vamos fazer um turno para tirar dúvidas sobre editais e começar a operacionalização do atendimento dos agentes territoriais junto à sociedade civil”, detalhou.
Para ele, a ação, que é uma parceria entre Funcap, Ministério da Cultura e as Secretarias Municipais de Cultura, permitirá que a informação chegue mais facilmente. “O primeiro passo é descentralizar o acesso à informação, e, além disso, a gente também vai conseguir identificar mais a fundo as peculiaridades, as individualidades, as características de cada território, de cada região, a partir do mapeamento dos agentes, para que assim a gente possa aprimorar cada vez mais os editais e as políticas públicas de cultura promovidas pela Funcap”, finalizou o coordenador.
Para o presidente da Funcap, Gustavo Paixão, este é o início de um trabalho que vai aproximar os agentes de todo o estado com a Funcap. “Com os agentes territoriais nos oito territórios do estado, a Funcap estará mais próxima não só dos artistas como também dos agentes culturais e das prefeituras. Nosso objetivo é auxiliá-los, a partir dos agentes, nos editais, entender quais são as necessidades locais para que a Pnab flua muito melhor”, explicou.
Confira abaixo as cidade e locais que irão receber os agentes territoriais nos próximos dias:
Dia 6 de fevereiro de 2025:Nossa Senhora das Dores, a partir das 9h, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) - Av. Lojista Humberto Azevedo Andrade, SN, Bairro Fontinhas;
Dia 6 de fevereiro de 2025:Nossa Senhora da Glória, a partir das 10 horas, na Câmara dos Vereadores - Praça. Filemon Bezerra Lemos, 172 - Centro;
Dia 7 de fevereiro de 2025:Capela, a partir das 10 horas, no Auditório da Secretaria de Assistência Social - Rua Coelho e Campos, Centro, antigo cinema, ao lado da Prefeitura;
Dia 10 de fevereiro de 2025:Lagarto, a partir das 9h, na Escola Municipal Adelina Maria de Santana Souza - Praça Sebastião Garcês, 50 - Centro;
Dia 11 de fevereiro de 2025:Neópolis, a partir das 9h, local a definir;
Dia 11 de fevereiro de 2025:Estância, a partir das 9h, no Auditório da DRE 01 - R. M. do Herval, 152 - Centro;
Dia 12 de fevereiro de 2025:Grande Aracaju, a partir das 9h, na Biblioteca Epiphanio Dória - R. Vila Cristina - 13 de Julho.
Sobre os agentes territoriais
Os agentes territoriais terão como atribuições dar suporte na criação de novas contas, atualização de perfis e orientações para o cadastro de projetos no Mapa Cultural de Sergipe. Além disso, eles irão tirar dúvidas sobre os editais de fomento e subsídios, a Política Nacional Cultura Viva e as diretrizes da Pnab.
Conforme o edital, foram designados dois agentes territoriais para cada um dos oito territórios do estado: Grande Aracaju, leste sergipano, baixo São Francisco, agreste central, alto sertão, médio sertão, centro-sul e sul sergipano. O objetivo é descentralizar a atuação da Funcap, aproximando-a dos agentes culturais em cada localidade.