Em missões de alta complexidade para o resgate de pessoas em todo o território sergipano, o Grupamento Tático Aéreo (GTA) salvou pelo menos 120 vidas com o uso da aeronave da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) em 2024, o que representa uma média de um salvamento a cada três dias. As operações desenvolvidas pelo GTA durante o ano passado também somaram 389 horas de voo, indicando uma média de mais de uma hora por dia sobrevoando o estado de Sergipe. O GTA atua em operações da SSP, ações do Serviço Aeromédico junto à Secretaria de Estado de Saúde (SES) e missões de Defesa Civil, disponível nos 75 municípios sergipanos.
Para a atuação do GTA, o acionamento destinado a ocorrências do campo da segurança pública é feito pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp). “Qualquer cidadão comum que tenha informação de uma ocorrência em que pode ser utilizada a aeronave pode entrar em contato pelo telefone 190, ou pelo número 193, do Corpo de Bombeiros. Os coordenadores do Ciosp repassam a demanda para o GTA”, especificou o comandante do GTA, coronel Fernando Góes.
Ao receber a comunicação do Ciosp, o GTA procede com a rápida triagem da ocorrência para avaliar o emprego dos recursos humanos e de equipamentos da unidade para operações aéreas de segurança pública. “Acordado que essa ocorrência precisa do uso da aeronave, acionamos-a no aeroporto e partimos para o atendimento no local do fato. O GTA está disponível durante as 24 horas do dia”, explicou o coronel Fernando Góes.
Para ilustrar a complexidade das ocorrências atendidas pelo GTA no tocante às operações de segurança pública, o coronel destacou o resgate de uma mulher que ficou presa em uma cachoeira na cidade de Macambira, em 2023. “Ela entrou no rio, onde há uma cachoeira e veio uma ‘cabeça da água’ que inundou o local. A ocorrência chegou pelo Ciosp, e nos deslocamos a tempo para a região, conseguindo resgatar a mulher que corria risco de morte caso permanecesse naquele local”, rememorou.
Serviço Aeromédico
Além da atuação em ações de segurança pública, o GTA também opera com o Serviço Aeromédico junto à SES. O resgate de pessoas para atendimento hospitalar especializado está disponível desde fevereiro de 2023. “Desde que o GTA começou a atuar em 2009, sempre tivemos a pretensão de atuar em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Porém, era necessária a maturação da unidade com as mais diversas ocorrências”, contextualizou o comandante.
O acionamento para o Serviço Aeromédico do GTA é vinculado ao Samu, que recebe os chamados e faz a triagem. Os atendimentos já concretizados pelo Grupamento Tático Aéreo na área da saúde já salvaram a vida de pessoas que estavam em risco iminente de morte com diversas patologias, como cardiovasculares, obstétricas, traumas, remoções pediátricas e incidentes com múltiplas vítimas (IMV), conforme informações da SES.
Ações de Defesa Civil
Também integram o rol de serviços do GTA as ações de Defesa Civil, que envolvem a resposta a riscos e danos em torno de emergências causadas por desastres naturais e climáticos, conforme relembrou o coronel Fernando Góes: “A faixa de atuação do GTA é ampla. Hoje a gente atua na segurança pública, na urgência da Saúde e em missões de Defesa Civil. Em todas as situações gravosas e ocorrências de difícil solução, o GTA se engaja e trabalha em parceria com todos os outros órgãos”.
Avaliação dos resultados
Para o coronel Fernando Góes, os resultados de vidas salvas e de horas voadas pelo grupamento em 2024 demonstram a capacidade operacional da unidade e a efetividade das ações do GTA. “Sempre que fomos acionados, em um espaço muito curto de tempo estivemos presentes, e salvamos pelo menos 120 cidadãos em todo o estado. É um número que mostra o quanto trabalhamos nos atendimentos”, ressaltou o comandante do GTA.
Com os indicadores positivos de vidas salvas em missões operacionalizadas pelo GTA no campo da segurança pública e na área da saúde, a perspectiva é de ampliar a capacidade técnica do Grupamento Tático Aéreo da SSP. “É uma atitude muito acertada do Governo do Estado em estabelecer essa parceria entre SSP e SES. Mediante os resultados já alcançados, o serviço tende a ser ampliado com uma capacidade operacional ainda maior do que hoje”, finalizou o coronel.