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Problemas com serviços financeiros lideram ranking das principais reclamações recebidas pelo Procon Caruaru em 2024

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PEA Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, divulgou o balanço dos atendimentos realizados em 2024. De ...

Por: J6 Live Fonte: Prefeitura de Caruaru - PE
22/01/2025 às 09h40
Problemas com serviços financeiros lideram ranking das principais reclamações recebidas pelo Procon Caruaru em 2024
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE
Foto: Reprodução/Prefeitura de Caruaru - PE

A Prefeitura de Caruaru, por meio do Procon, divulgou o balanço dos atendimentos realizados em 2024. De acordo com o levantamento, os problemas com serviços financeiros lideram o ranking das principais reclamações, seguidos de problemas relacionados a serviços essenciais e produtos.

Em números gerais, o Procon Caruaru realizou 5.198 atendimentos em 2024. Desses, 603 tiveram processos administrativos abertos. Das audiências realizadas, apenas 159 não tiveram acordo. Sendo assim, considerando o número total de atendimentos, o índice de resolução de demandas submetidas ao Procon em 2024 é de 96,94%. Ou seja, 5.039 consumidores tiveram seus direitos devidamente reparados sem precisar acionar o Judiciário.

Confira as principais reclamações recebidas pelo Procon Caruaru em 2024, por área:

Serviços Financeiros -> 2.202 (42,36%);
Serviços Essenciais – > 964 (18,55%);
Produtos -> 859 (16,52%);
Telecomunicações -> 404 (7,78%);
Serviços Privados -> 356 (6,85%);
Educação -> 173 (3,32%);
Saúde -> 136 (2,62%);
Transporte -> 70 (1,35%);
Habitação -> 34 (0,65%).

Também foi divulgado o levantamento sobre as autuações da equipe de fiscalização do Procon em 2024. Foram lavrados 107 autos, sendo eles de relatórios de visita, notificação e constatação. Além disso, o Procon Caruaru também participou das ações educativas, seja no cronograma regular nos eventos promovidos pela Prefeitura ou por entidades parceiras, com abordagens diretas junto aos estabelecimentos.

Como forma de auxiliar o consumidor no levantamento dos preços na ida aos mercados, o Procon também realizou no ano passado 12 pesquisas do preço médio da cesta básica no município. Também foram realizadas duas pesquisas excepcionais, tendo em vista datas comemorativas, que foram as dos preços da cesta de Páscoa e da cesta natalina.

Os consumidores que precisarem de atendimento podem entrar em contato com o Procon pelos seguintes canais de atendimento: Plataforma Caruaru Digital ( www.caruaru.pe.gov.br ), pelo telefone (81) 3101-0088, pelo WhatsApp (81) 9 8384-5909, ou, presencialmente, na Rua Silvino Macedo, 71, Centro.

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