Sábado, 27 de Junho de 2026
11°C 19°C
São Paulo, SP

Secretaria de Educação inicia busca ativa para alfabetização no programa Alfabetiza Sergipe

Iniciativa estadual mobiliza comunidades e lideranças, com objetivo de reduzir índices de analfabetismo no estado

Por: J6 Live Fonte: Secom Sergipe
20/01/2025 às 19h46
Secretaria de Educação inicia busca ativa para alfabetização no programa Alfabetiza Sergipe
Iniciativa estadual mobiliza comunidades e lideranças para reduzir analfabetismo no estado / Foto: Maria Odília

Com o objetivo de diminuir o índice de analfabetismo em Sergipe, o Programa Alfabetiza Sergipe entrou na segunda fase de atividade nesta segunda-feira, 20, iniciando as estratégias de busca ativa. A iniciativa tem foco na inclusão educacional e promoção do acesso ao pleno exercício da cidadania, sendo voltada para jovens e adultos a partir de 15 anos e idosos, que não conseguiram ser alfabetizados. O formulário de inscrição é disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio do banner do programa.

A mobilização acontecerá por meio de visitas às comunidades, com equipes treinadas para informar e engajar a população. Também serão utilizados anúncios em áreas de grande circulação, comerciais na televisão, rádios comunitárias, redes sociais, e cartazes em escolas e postos de saúde. Além disso, a Seed irá formalizar parcerias com associações comunitárias e lideranças locais, que desempenham um papel essencial na missão de localizar e acolher pessoas não alfabetizadas.

O Programa Alfabetiza Sergipe foi lançado no último dia 16, com a formação dos educadores que o compõem. A prioridade é a alfabetização de jovens a partir de 15 anos, adultos e idosos, além de oferecer a continuidade dos estudos por meio da matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para garantir o sucesso das ações, os formadores e articuladores do programa estão capacitando as equipes escolares, orientando sobre o processo de matrícula e estruturando as escolas que receberão as turmas.

O programa pretende inicialmente alcançar até oito mil jovens e adultos não-alfabetizados, de 34 localidades com maiores índices de analfabetismo, e terá estrutura para até 318 turmas com no máximo 25 alunos cada. A atividade tem a parceria da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela execução das formações, alinhando pedagogicamente as aulas, que terão início no dia 10 de fevereiro.

Everton Pereira, coordenador do Alfabetiza, destacou a importância da busca ativa como principal estratégia para alcançar quem mais precisa. “Não se trata apenas de levar informação, mas de estabelecer uma conexão humana e acolhedora, mostrando a importância da alfabetização para a transformação de vidas. A alfabetização não é apenas um direito, mas uma porta para uma vida mais digna de milhares de sergipanos”, afirmou.

Everton Pereira, gestor do programa Alfabetiza Sergipe / Foto: Maria Odília
Everton Pereira, gestor do programa Alfabetiza Sergipe / Foto: Maria Odília
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
14°
Tempo limpo
Mín. 11° Máx. 19°
14° Sensação
1.47 km/h Vento
99% Umidade
9% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h29 Pôr do sol
Domingo
26° 14°
Segunda
28° 15°
Terça
25° 16°
Quarta
26° 16°
Quinta
27° 17°
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 330,161,12 +0,88%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias