O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) inaugura na quarta-feira (22), às 15h, uma exposição dedicada à cidade de Antonina, na estação ferroviária do município litorâneo. A entrada é gratuita.
Como parte da programação da secretaria estadual da Cultura no Verão Maior Paraná , a mostra celebra a relevância cultural e histórica de Antonina por meio de uma seleção de imagens do fotógrafo Jesus Santoro (1994-2003) e de objetos tridimensionais do acervo do museu, incluindo equipamentos históricos que ilustram a evolução das tecnologias de imagem e som.
A exposição em Antonina, incluída no programa itinerante Raízes do MIS-PR, será uma oportunidade para o público mergulhar na história e na cultura da cidade, que ocupa um lugar de destaque nas coleções do Museu. Fotografias, filmes, músicas e outros registros documentam as paisagens, eventos e vivências que fazem parte da identidade do município, reforçando sua importância na construção da história paranaense.
“Esse projeto é uma forma de unir o acervo do MIS à comunidade local para, juntos, fortalecer a memória fotográfica, musical e audiovisual regional”, destaca Mirele Camargo, diretora do MIS-PR. A mostra, que estará em cartaz até março, reúne 13 fotografias e objetos tridimensionais, com curadoria e montagem de Alex Godoy Padilha de Souza e Gefferson Vaz.
JESUS SANTORO- Jesus Santoro (1924-2003), fotógrafo mineiro, atravessou São Paulo até se erradicar no Paraná em meados de 1950. Muito além de ser reconhecido pelas suas fotografias, também projetava estandes para exposições, esculpia, modelava e desenhava, chegando até a trabalhar como diretor de fotografia em longa metragens. Hoje, o Museu da Imagem e do Som do Paraná preserva e guarda seu acervo de mais de 23 mil negativos fotográficos.
PROJETO RAÍZES DO MIS-PR- O principal objetivo do Projeto “Raízes do MIS-PR” é fomentar a participação dos municípios na formação da memória fotográfica, musicográfica e audiovisual local, gerando conhecimento e criando redes de participação conjunta com os demais municípios da região e o Estado.
Ao mesmo tempo em que o MIS atuará na interiorização, instrumentalizando os municípios para que eles possam identificar e preservar suas coleções iconográficas, o Raízes do MIS também prevê a reprodução e doação de acervos. Esses materiais integram a Coleção Paraná, que faz parte do patrimônio do museu.
SOBRE O MIS-PR– O Museu da Imagem e do Som do Paraná é um equipamento cultural do Governo do Estado. Criado em fevereiro de 1969, o museu é o segundo mais antigo do gênero no Brasil e tem como principal finalidade preservar, conservar e divulgar a memória audiovisual paranaense.
Possui um acervo com mais de 3 milhões de itens, entre discos em vinil, fotografias, negativos fotográficos, depoimentos, fitas de áudio, documentos e filmes. Também conta com um acervo tridimensional com centenas de equipamentos como rádios, radiolas, moviolas, câmeras fotográficas e projetores. Além disso, tem biblioteca com mais de 2 mil itens, como livros e periódicos sobre cinema, fotografias, cartazes e outros impressos.
VERÃO MAIOR PARANÁ– Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao . Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, 50 shows de artistas paranaenses, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.
Serviço:
Exposição “Antonina” do MIS-PR
Inauguração: 22/01, quarta-feira
Horário: 15h
Local: Estação Ferroviária de Antonina, R. Uruguai - Antonina
Horário de funcionamento da estação: segunda a segunda, das 9h às 18h
Entrada gratuita