A Secretaria da Defesa Civil (Sedec), por meio da Diretoria de Prevenção e Mitigação, recebeu, nesta sexta-feira (17), uma equipe de agentes do Grupo de Resposta a Animais em Desastres (Grad). Os profissionais vão à cidade de Picos para dar suporte no protocolo sanitário dos animais pertencentes às famílias atingidas pelas chuvas, em conjunto às associações de proteção de animais do município.
O Grad é um grupo de voluntários compostos por mais de 80 membros, de diferentes áreas de atuação e estados do país, que promove ajuda humanitária aos animais e pessoas em situação de vulnerabilidade em desastres e comunidades isoladas, com equipe técnica qualificada e capacitada para atuar em diferentes situações.
De acordo com o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, os acolhimentos de animais durante situações de vulnerabilidade são essenciais para o emocional e bem-estar das famílias atingidas. “Recebemos na Sedec uma grata visita do Grad, que é uma instituição que tem uma larga folha de serviços prestados em favor da saúde, principalmente da causa animal, além de ter sido uma referência na atuação protetiva no Rio Grande do Sul, acolhendo os animais das famílias atingidas desabrigadas pelas enchentes”, afirma o gestor.
Para a presidente do Grad, Carla Sássi, todo o suporte é necessário para que os animais não sejam uma preocupação a mais para as famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas.
“Estamos nos dirigindo para Picos, cidade que foi amplamente atingida pelas chuvas nos últimos dias, e vamos começar todo o trabalho de protocolo sanitário dos animais das famílias atingidas, e também nos abrigos. Nossa equipe já está em contato com as associações de proteção de animais do município. Todo esse trabalho é muito importante nesse pós-desastre, porque é a forma de prevenção de inúmeras zoonoses, que são as doenças que atingem tanto as pessoas quanto os animais”, finaliza .