A Barragem Salinas, localizada no município de Francisco Ayres, atingiu sua capacidade máxima de armazenamento de 387 milhões m³ de água e sangrou nesta última quarta-feira (15). A estrutura é de responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).
O processo de sangria, o vertimento pelo sangradouro, é um evento que acontece normalmente em barragens para liberar os excedentes de água, de forma segura e ordenada.
A barragem desempenha um papel estratégico na região, promovendo a perenização do Rio Salinas e garantindo o abastecimento da cidade de Francisco Ayres. Além disso, o reservatório é essencial para a dessedentação animal ao longo do curso do rio e no próprio lago, favorecendo a criação de animais e a economia rural.
A estrutura também possibilita a piscicultura e pequenas irrigações ao longo do Rio Salinas, contribuindo para o desenvolvimento da agricultura familiar.
O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destacou a importância do monitoramento contínuo do reservatório, garantindo a segurança da barragem e a manutenção de suas múltiplas finalidades. “A Barragem Salinas é essencial para a população local por todas as atividades que são possibilitadas aos moradores do entorno, como agricultura e a piscicultura, além de garantir o abastecimento da cidade de Francisco Ayres assegurando o fornecimento de água e a segurança social, a dignidade dessas pessoas.”