A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) reuniu a comunidade escolar e apresentou uma importante iniciativa para o fortalecimento da rede pública de ensino, com a entrega de novos mobiliários, fardamentos e equipamentos escolares. A ação, que tem como objetivo aprimorar a infraestrutura das escolas, está alinhada com os preparativos para o ano letivo de 2025, previsto para começar em 3 de fevereiro, e beneficiará todas as unidades do Maranhão. A medida busca criar ambientes mais modernos, confortáveis e eficientes para estudantes e professores.
O anúncio de novo mobiliário e equipamentos pedagógicos foi feito pelo governador Carlos Brandão e pela secretária de educação Jandira Dias, durante evento com a presença de professores, gestores escolares, representantes das Unidades Regionais de Educação e autoridades.
Durante a entrega para as escolas da rede pública estadual, o governador Carlos Brandão ressaltou a importância estratégica dos investimentos na educação. A iniciativa, que abrange desde móveis escolares até recursos tecnológicos e utensílios de apoio, visa modernizar a infraestrutura das instituições de ensino e proporcionar um ambiente mais acolhedor e funcional.
"A educação é a base do desenvolvimento, e investir nela é fundamental para o futuro do Maranhão. Por isso, acabamos de entregar para nossa rede pública de ensino mais móveis, computadores, fogões, geladeiras e demais equipamentos essenciais para compor o mobiliário das nossas escolas. Esses materiais garantem mais estrutura e qualidade no ambiente escolar, além de valorizar os professores e oferecer aos nossos estudantes melhores condições para seu aprendizado e desenvolvimento”, destacou o governador.
Entre os materiais a serem entregues estão projetores multimídia, aparelhos de ar-condicionado, estabilizadores, nobreaks, cadeiras universitárias com prancheta, conjuntos escolares para alunos, mobiliário escolar para professores, computadores desktop e televisores de 50 polegadas. O governo ainda oferta os seguintes itens: laboratórios BNCC, incluindo kits para física, química, biologia e matemática, armários estudantis tipo guarda-volumes, ventiladores de parede e utensílios para cozinha escolar, como kits de alimentação e fogões industriais, além de eletrodomésticos, incluindo refrigeradores e freezers.
A secretária de Educação, Jandira Dias, destacou o investimento significativo realizado para a melhoria da rede estadual de ensino. “Estamos comprometidos em transformar o ambiente escolar, reconhecendo-o como peça fundamental no processo de aprendizagem. Com esses novos equipamentos e mobiliários, garantimos aos nossos alunos o acesso a recursos modernos e adequados, promovendo um ensino de qualidade e contribuindo para sua formação integral”, afirmou a secretária.
Planejamento e Investimento
Por meio de um levantamento minucioso realizado junto às unidades escolares, a gestão da Seduc identificou e catalogou as principais demandas em termos de mobiliário e equipamentos, com o objetivo de aprovisionar as instituições. Este momento de escuta teve participação direta dos gestores escolares, que apresentaram suas realidades e apontaram os itens mais urgentes para a melhoria do ambiente escolar.
A partir dessas informações, foi elaborado um planejamento estratégico para a aquisição dos materiais, contemplando desde móveis e utensílios básicos até equipamentos tecnológicos.
Para a secretária Jandira Dias, o diálogo com a comunidade escolar é essencial para garantir que os investimentos atendam, de fato, às necessidades reais das unidades. “Nosso compromisso é construir uma educação pública cada vez mais forte e eficiente. Por isso, ouvimos de perto as demandas de cada escola, entendendo suas necessidades específicas para que os recursos sejam aplicados de forma assertiva e impactem diretamente no processo de ensino e aprendizagem”, frisou.
O planejamento busca assegurar com que as escolas estejam completamente preparadas para receber os estudantes no próximo ano letivo, com infraestrutura adequada para oferecer um ensino de qualidade. A Seduc reforça que o investimento em materiais e equipamentos é parte de um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da educação pública no estado.
Os novos equipamentos, adquiridos por meio de recursos do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef), Tesouro Estadual, e programa de Fomento de Escolas em Tempo Integral, contemplam tanto as necessidades acadêmicas quanto as operacionais das escolas. Os laboratórios BNCC, por exemplo, permitirão aulas práticas mais dinâmicas e interativas, enquanto itens como ventiladores e ares-condicionados trarão mais conforto às salas de aula. Foram investidos mais de cem milhões de reais na aquisição dos itens.
A entrega do material inicia ainda este mês, assegurando com que tudo esteja em pleno funcionamento para o início do ano letivo. O reforço na infraestrutura promete ser um marco na valorização da educação estadual e na promoção da qualidade no ensino público.