Os ataques são por terra, ar e mar
Em comunicado divulgado hoje (24), a Embaixada da Ucrânia no Brasil afirma que a invasão russa em seu país é um ato de guerra e tem como objetivo destruir o estado ucraniano, tomar o território a força e estabelecer o controle da ocupação.
A nota diz ainda que o conflito é um ataque à soberania e integridade territorial da Ucrânia, uma grave violação da Carta das Nações Unidas e das normas e princípios fundamentais do Direito Internacional.
"A Ucrânia apela à comunidade internacional para que aja imediatamente. Somente passos unidos e decisivos podem parar a agressão de Vladimir Putin contra a Ucrânia. Nossos parceiros devem ativar imediatamente um pacote de novas sanções. Apelamos também às capitais amigas, para que continuem fortalecendo as capacidades de defesa de nosso Estado, fornecendo armas e equipamentos militares. A nossa resposta conjunta depende agora não só da segurança dos cidadãos ucranianos, mas também da segurança dos cidadãos em toda a Europa e do futuro da ordem mundial", diz a nota.
O Estados Unidos, Reino unido, União Europeia anunciou centenas de sansões contra a Rússia e exigiu ao Vladmir Putin que retirasse imediatamente as tropas Russas da Ucrânia, o que não aconteceu, o exercito russo seguiu adiante e nesta quinta feira está há aproximadamente 20 quilômetros da capita Kiev, a maior cidade ucraniana. O governo local proibiu homens de 18 a 45 anos de deixarem o país e declarou estado de guerra, sirenes foram tocadas em diversas áreas onde as tropas do pais vizinho se aproximavam, o intuito era alertar a população para se abrigar em locais seguros.
Mais de 100 mil pessoas teriam pedido refúgio em países vizinhos tentando sair do confronto de guerra, imagens de cenas deploráveis com civis feridos circulam na internet e nas redes de televisão, o mundo assiste talvez o inicio de uma terceira Guerra Mundial.
Fonte: Agencia Brasil
Mín. 17° Máx. 22°