Na manhã desta segunda-feira, 13, a Secretaria de Estado da Administração (Sead), por meio da Escola de Governo, em parceria com a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), deu início ao Curso de Formação Inicial para Técnicos e Analistas Ambientais, empossados pelo Governo do Estado na última sexta-feira, 10.
A capacitação, realizada no auditório da Sead, segue até o dia 31 deste mês, e oferece uma programação diversificada, que inclui aulas teóricas, atividades práticas e debates sobre temas essenciais para a gestão ambiental e a sustentabilidade no estado.
A abertura do curso contou com a presença do diretor-geral da Escola de Governo, Wellington Mangueira, e da presidente da Adema, Ingrid Cavalcanti Feitosa. O evento também incluiu uma aula magna ministrada pelo procurador do Estado, Dr. Evânio Moura, que abordou os princípios da administração pública e as condutas do servidor público no exercício de suas funções.
Wellington Mangueira destacou a importância do curso para os novos servidores. "Estamos iniciando uma formação que oferece um panorama geral sobre a atuação do Estado e da Adema. Ao longo do curso, vamos abordar diversos conteúdos e procedimentos", afirmou. Ele ressaltou que o curso representa um marco no desenvolvimento técnico e profissional dos novos servidores da Adema, preparando-os para atuar com eficiência em prol do meio ambiente e da qualidade de vida da população sergipana.
A presidente da Adema, Ingrid Cavalcanti Feitosa, também ressaltou a relevância da capacitação.
"Este curso foi planejado com muito cuidado para dar as boas-vindas aos novos concursados, oferecendo uma visão ampla das funções que desempenharão e dos parceiros institucionais. A chegada desses profissionais é essencial para reforçar nosso corpo técnico e garantir maior agilidade nos processos. No futuro, planejamos oferecer uma pós-graduação para aprofundar ainda mais essa formação", afirmou.
O procurador Evânio Moura abordou com os novos servidores os princípios da administração pública e as condutas do servidor público que podem, eventualmente, configurar ilícitos penais. "É fundamental que os servidores públicos tenham cuidado e ética no seu mister profissional, para evitar, evidentemente, envolvimento em condutas proibidas ou vedadas pelo direito penal", destacou.
A nova servidora da Adema, Naiara Lima, compartilhou as expectativas para o curso. "Minha expectativa foi muito grande em relação a este concurso. Agora, estou realizando um sonho: exercer minha profissão e o cargo de analista ambiental. Esta é uma grande conquista, pois venho me esforçando há muito tempo para alcançar esse objetivo. Agora, vou me dedicar ao curso de formação e contribuir, no exercício da minha função", afirmou.
Gabriel Moutinho, também aprovado no concurso, destacou o otimismo com o curso de formação. "Pelo que já foi apresentado, será um curso bastante amplo, com representantes de diversas áreas falando sobre como essas áreas vão influenciar diretamente o nosso trabalho. Estou bem empolgado e acredito que vai contribuir muito para a nossa formação enquanto servidores públicos estaduais", destacou.
De acordo com a diretora de ensino da Escola de Governo, Vanessa Horácio, ao longo das próximas semanas, especialistas compartilharão conhecimentos sobre gestão ambiental e sustentabilidade. "Nesta terça-feira, 14, o foco será nos procedimentos e práticas da Adema e da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), com exposições de Ana Consuelo Fontenele e da secretária Deborah Dias", informou.