Os acadêmicos do 5º, 7º períodos e do internato do curso de Medicina da Uemasul realizaram, em 2024, diversos atendimentos ambulatoriais nas especialidades de Clínica Médica, Pneumologia, Psiquiatria, Ortopedia e Reumatologia. Os atendimentos fazem parte da disciplina de Habilidade clínica médica e são realizados no ambulatório de Especialidades médicas da universidade. Os pacientes são avaliados pelos acadêmicos sob supervisão de professores médicos especialistas.
Foram realizadas 53 consultas na especialidade de Pneumologia, 142 em Psiquiatria, 120 consultas em Ortopedia (sendo 84 com especialidade em coluna), 36 em Ortopedia, 46 em Reumatologia, 56 em Clínica Médica, 6 em Neurologia e 7 em Medicina do esporte. Também ocorreram mutirões na área de Endocrinologia, atendendo 250 pessoas, e de Catarata com 600 atendimentos.
“Os atendimentos enriquecem a formação dos acadêmicos, aliando conhecimento e prática médica, e promovem um atendimento médico humanizado e de qualidade para a população”, afirmou o diretor do curso, professor André Luiz Pagotto Vieira.
A comunidade indígena da Aldeia Juçaral, no município de Amarante, também recebeu atendimentos em 2024. Foram realizadas 200 consultas nas especialidades de Clínica médica, Pneumologia e Ortopedia, exames radiográficos e vacinação. A terra indígena Arariboia é a segunda maior do estado, ocupa 413.000 hectares, e o território está localizado na Amazônia Legal, se estendendo pelos municípios de Amarante do Maranhão, Arame, Bom Jesus das Selvas, Buriticupu, Grajaú e Santa Luzia.
O acadêmico Marcos Aurélio Araújo Freitas, do 9º período, falou sobre a experiência durante os atendimentos. “O serviço de atendimento médico ambulatorial é uma grande conquista. A existência dos ambulatórios propicia um auxílio na assistência à saúde a toda a comunidade de Imperatriz. Como discentes, ficamos muito felizes por dispormos de ambulatórios para atendimentos gratuitos pois é um ambiente de grande aprendizado social e médico a todos nós, já que aprendemos, com a supervisão e orientação de nossos professores, a como conduzir de maneira correta, ética e individualizada o atendimento em saúde à população", disse".
"Sabemos das dificuldades que muitas pessoas enfrentam para obter um atendimento especializado e, por isso, ficamos gratos por dispormos de estrutura para ajudarmos a quem necessita”, completou o acadêmico.
Os atendimentos são realizados com agendamento prévio pelo e-mail: agendamento.consulta@uemasul.edu.br , pelo WhatsApp (99) 99166-2770 ou presencialmente no prédio II, Ambulatório – CCS, das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Os atendimentos ocorrem no período letivo seguindo o calendário acadêmico. Neste ano, a expectativa é de triplicar o número de atendimentos, adquirir aparelhos para exames de imagem e aumentar o número de especialidades ofertadas.