Sábado, 27 de Junho de 2026
14°C 26°C
São Paulo, SP

Copel conclui obra em linha de transmissão e beneficia 50 mil consumidores da RMC

A recapacitação do circuito com 4,2 km de extensão foi iniciada em setembro de 2024 e entregue já no fim de dezembro, dez meses antes do prazo def...

Por: J6 Live Fonte: Secom Paraná
07/01/2025 às 12h35
Copel conclui obra em linha de transmissão e beneficia 50 mil consumidores da RMC
Foto: João Paulo Gomes/Copel

A Copel concluiu as obras para ampliar a capacidade de transmissão de energia na linha que conecta as subestações Umbará, em Curitiba, e Gralha Azul, em Araucária, reforçando a segurança no atendimento à Região Metropolitana da Capital com benefício direto a 50 mil consumidores.

A recapacitação desse circuito com 4,2 km de extensão foi iniciada em setembro de 2024 e entregue já no fim de dezembro, dez meses antes do prazo definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na resolução que autorizou a Companhia a realizar o investimento.

Orçado em R$ 12 milhões, o projeto trouxe tecnologia de ponta para garantir eficiência e rapidez. A substituição dos antigos cabos de energia convencionais por cabos de alumínio com alma de fibra de carbono (ACFR) foi o destaque da obra. O uso deste tipo de condutor, mais leve e resistente a altas temperaturas, evitou a necessidade de troca das torres originais da linha.

Sem ter que instalar novas estruturas ou fazer reforços nas existentes, as equipes executaram o projeto em tempo recorde, com impacto mínimo ao sistema elétrico, ao meio ambiente e à rotina dos moradores da região.

“Essa solução inovadora demonstra o compromisso da Copel com a adoção de alternativas sustentáveis e eficientes para melhorar a qualidade do fornecimento de energia”, destaca o diretor de Operação e Manutenção da Copel Geração e Transmissão, Marcio Ploszaj.

As cadeias de isoladores e o sistema de amortecimento da linha também foram trocados e houve, ainda, obras de adequação nas subestações Umbará e Gralha Azul. A intervenção garante maior segurança ao Sistema Interligado Nacional, especialmente quando o intercâmbio de energia entre as Regiões Sudeste e Sul está alto e a Usina Elétrica a Gás de Araucária (UEGA) precisa operar com potência máxima.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
20°
Tempo limpo
Mín. 14° Máx. 26°
20° Sensação
2.12 km/h Vento
84% Umidade
56% (0.41mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h30 Pôr do sol
Domingo
28° 15°
Segunda
25° 16°
Terça
26° 16°
Quarta
27° 17°
Quinta
20° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,584,50 +0,70%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias