Domingo, 28 de Junho de 2026
17°C 25°C
São Paulo, SP

Governo de Minas acompanha entrega de 40 novos ônibus metropolitanos no Terminal Justinópolis

Até o final deste ano, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, oferecendo mais segurança, agilid...

Por: J6 Live Fonte: Secom Minas Gerais
02/01/2025 às 15h18
Governo de Minas acompanha entrega de 40 novos ônibus metropolitanos no Terminal Justinópolis
Seinfra / Divulgação

O Governo de Minas Gerais avança na renovação da frota de transporte público da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Nesta quinta-feira (2/1), por meio da  Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra) , o Estado acompanhou a vistoria e a entrega de 40 novos ônibus no município de Ribeirão das Neves. Os novos ônibus, que correspondem a 35% da frota que atende a região de Justinópolis, já estão em operação.

A ação faz parte do acordo firmado em setembro de 2024 entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), com intermediação da Seinfra, Controladoria-Geral do Estado (CGE-MG) e Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG) .

O secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, destacou a agilidade no andamento do processo.

“O acordo foi firmado em setembro e, em apenas três meses, conseguimos colocar os primeiros ônibus nas ruas. Essas entregas marcam a renovação de um terço da frota total, um avanço importante para garantir mais segurança, agilidade e conforto para a população que depende do transporte público”, afirmou.

Renovação da frota

Com a entrada dos novos veículos, a idade média da frota da RMBH, composta por 2,4 mil ônibus, será reduzida de 11 anos para 6 anos até o final de 2025. A alocação dos novos ônibus foi definida com base em critérios como a idade dos veículos substituídos, número de reclamações e volume de passageiros transportados.

Entregas

Até o momento, foram 144 veículos entregues, dos quais cerca de 100 já estão prontos para operação. Foram 18 ônibus para o município de Contagem, 11 para Mateus Leme e Juatuba, 23 para Santa Luzia, 8 para Vespasiano, além dos 40 entregues em Ribeirão das Neves.

Até o final de 2025, 850 novos veículos estarão em atividade em toda a Região Metropolitana. Ao todo, o projeto prevê investimentos de R$ 382 milhões, destinados a reequilibrar os contratos do transporte coletivo devido aos impactos da pandemia.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Paulo, SP
17°
Tempo limpo
Mín. 17° Máx. 25°
17° Sensação
1.54 km/h Vento
96% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
06h48 Nascer do sol
17h30 Pôr do sol
Segunda
27° 16°
Terça
26° 15°
Quarta
27° 17°
Quinta
26° 15°
Sexta
12° 10°
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,322,75 +0,62%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Enquete
Nenhuma enquete cadastrada
Lenium - Criar site de notícias