A Secretaria de Estado do Turismo do Maranhão (Setur-MA) encerra as atividades de 2024 com recorde no número de desembarques no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Em julho, o terminal registrou 84.242 desembarques, o maior número do ano, representando um aumento de 9% em relação ao melhor mês de 2023, junho, que teve 77.330 passageiros, segundo o Monitoramento de Fluxo Aéreo, conduzido pelo Observatório do Turismo do Maranhão (Obstur-MA).
A secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, comemorou os indicadores. “Eu analiso como muito positivo este fluxo aéreo, tanto no desembarque quanto na rede hoteleira porque isso reflete o resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Turismo e de todo o Governo do Estado. O governador Carlos Brandão tem investido em infraestrutura e promoção turística, mostrando como o Maranhão está preparado para atrair visitantes. Além disso, a visibilidade dos Lençóis Maranhenses como Patrimônio Mundial fortaleceu ainda mais o turismo no estado, o que nos traz a perspectiva desses números continuarem subindo”.
O coordenador do Obstur-MA, Igor Almeida, disse que a equipe conseguiu atingir as metas previstas e que as estratégias para a obtenção dos dados foram essenciais atender ao planejamento de ações da pasta. Mais do que monitoramentos, o Obstur-MA é responsável por executar inúmeras pesquisas.
“Este ano voltamos a realizar a pesquisa de demanda no período do Carnaval e demos continuidade à do São João, com resultados que apontaram impressões muito positivas dos turistas. Para 2025, queremos ampliar as fontes de dados e expandir as pesquisas para outros polos turísticos”, afirmou.
O Obstur-MA tem como objetivo compreender o fluxo e a demanda nas regiões turísticas do Maranhão, ou seja, entender quem visita o estado, o tempo de permanência destes turistas, os destinos que pretendem visitar, etc.
O Observatório também lançou, este ano, dois boletins trimestrais e se prepara para publicar o terceiro, com previsão para ser divulgado em janeiro de 2025 no site: [url=http://observatorio.turismo.ma.gov.br]http://observatorio.turismo.ma.gov.br[/url]
As pesquisas buscam traçar o perfil dos visitantes, quantificar o tempo de permanência e destinos mais procurados, contribuindo para a tomada de decisões na política pública de turismo.
O coordenador ressaltou que o trabalho desenvolvido pelo setor é integrado a outras áreas da Setur-MA, como o Cadastur. Nesta parceria, foram realizadas visitas a hotéis, pousadas e agências de turismo para coleta de dados que mostram como está a taxa de ocupação hoteleira. Além disso, o levantamento busca entender a atuação de mercado das agências de turismo.
Ocupação hoteleira
No setor hoteleiro, o Polo Lençóis e Delta registrou a maior quantidade de hóspedes em julho, com uma taxa de ocupação de 87,1%, consolidando-se como a região com o principal atrativo turístico do estado. Para equilibrar alta e baixa temporadas, a secretária Socorro Araújo enfatizou que o Governo do Maranhão, através da Setur-MA, dará continuidade às ações estratégicas que estão fortalecendo o turismo o ano inteiro.
“O fluxo não aumentou só nos eventos e só nas datas principais que nós temos, como no Réveillon, Carnaval e São João, mas durante o ano inteiro. Quando o Parque dos Lençóis Maranhenses se tornou patrimônio mundial, automaticamente ele se tornou um grande produto que se vende sozinho, pela beleza e por todas as experiências que podem ser vivenciadas pelos nossos visitantes”, explicou Socorro Araújo.
Confira o Boletim Completo da Taxa de Ocupação Hoteleira: https://observatorio.turismo.ma.gov.br/files/2024/12/INFO-OCUPACAO-JAN-OUT.24.pdf
Mín. 19° Máx. 25°