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Educação maranhense avança com a formatura das primeiras turmas do 5º ano do IEMA Bilíngue da capital

O Maranhão segue no avanço da sua posição de destaque na educação pública com a formatura das duas primeiras turmas do 5º ano do IEMA Bilíngue de S...

21/12/2024 às 20h17
Por: J6 Live Fonte: Secom Maranhão
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Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Maranhão segue consolidando sua posição de destaque na educação pública com a formatura das duas primeiras turmas do 5º ano do IEMA Bilíngue de São Luís. O evento, realizado na última sexta-feira (20), no auditório do Centro Educa Mais Margarida Pires Leal, na Alemanha, representou um momento histórico, celebrando o pioneirismo do estado ao inaugurar a primeira escola estadual bilíngue de Ensino Fundamental em Tempo Integral. Este é um marco na política linguística para a educação bi/plurilíngue no Brasil.

O Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Bilíngue é uma iniciativa visionária que alia ensino de qualidade e inovação pedagógica, proporcionando aos estudantes o domínio de dois idiomas em um ambiente dinâmico e lúdico. Até 2024, os IEMAs Bilíngues presentes nos municípios de São Luís e Santa Inês são as únicas escolas estaduais a ofertar educação bilíngue e integral no país, com um currículo diferenciado, que equilibra o ensino em Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o Ensino Fundamental.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, presente na cerimônia, destacou a importância desse momento para a história da educação maranhense. “Hoje celebramos um marco que é fruto de muito trabalho, dedicação e visão de futuro. A formatura das turmas pioneiras do 5° ano representam um importante rito de passagem, sobretudo, pois estes alunos não puderam ter esse momento, durante pandemia, quando ingressaram no 1° ano do Ensino Fundamental. O IEMA Bilíngue é a prova de que o Maranhão está na vanguarda da educação pública, oferecendo às nossas crianças oportunidades de excelência que as preparam para as demandas de um mundo contemporâneo”, afirmou.

A gestora geral do IEMA Bilíngue, Leila Maysa, também emocionada, ressaltou a grandiosidade do moimento. “Ver essas 57 crianças concluindo o 5º ano em uma escola bilíngue de altíssima qualidade nos enche de orgulho. Essa é uma conquista coletiva, que reforça o nosso compromisso em oferecer uma educação de referência. É um privilégio fazer parte dessa história pioneira no Maranhão e no Brasil”, disse.

O professor Rafael Mattos, paraninfo de uma das turmas, destacou o impacto positivo do modelo bilíngue na formação das crianças. “Eu fiquei muito feliz com o convite para ser paraninfo da turma, uma vez que eu as acompanho desde o 3° ano e celebrar com eles a finalização dos anos iniciais do Ensino Fundamental é um privilégio. Esses estudantes são a prova de que a educação faz diferença. Como professor, é uma honra fazer parte dessa história e acompanhar de perto o desenvolvimento acadêmico e pessoal de cada um deles. Eles já são vencedores!”, assinalou.

Além das homenagens, a cerimônia foi marcada por discursos emocionantes dos estudantes, que demonstraram o domínio do segundo idioma e dos pais, que agradeceram à escola pelo suporte às famílias no percurso dessa trajetória.

O Maranhão reafirma seu papel como referência nacional em educação pública, promovendo uma formação que alia inovação, qualidade e inclusão social. O sucesso dos IEMA's Bilíngues em São Luís e Santa Inês é um exemplo claro de que, com investimentos assertivos e gestão comprometida, é possível construir um futuro promissor para as novas gerações.

A Educação Bilíngue no Maranhão


A educação bilíngue no Maranhão representa um avanço significativo no cenário educacional brasileiro, especialmente na rede pública estadual. Tal educação destaca os benefícios cognitivos e acadêmicos do bilinguismo e enfatiza a interação social no desenvolvimento da linguagem.

O modelo implantado nos IEMAs Bilíngues, a partir de 2019 no âmbito da pandemia da Covid-19, segue a abordagem 50/50 com o currículo dividido igualmente entre Língua Portuguesa e Língua Inglesa. 

Essa metodologia é para promover não apenas a proficiência em dois idiomas, mas também o desenvolvimento de habilidades metacognitivas e interculturais, essenciais para formar cidadãos aptos a enfrentar os desafios de um mundo hiperconectado e com demandas profissionais exigentes.

A oferta dessa modalidade de ensino está alinhada às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (DCNEB) e reforça o compromisso do Maranhão com a equidade e a inovação, posicionando o estado como pioneiro na integração de educação bilíngue e integral no Ensino Fundamental.

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