A quarta edição do Selo Escola Criativa e Inovadora 2024, realizada pela Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria de Educação de Aracaju (DEA), aconteceu na tarde desta terça-feira, 17, na sala Villa-Lobos, do Conservatório de Música de Sergipe, em Aracaju. A premiação tem como objetivos reconhecer e valorizar o trabalho desenvolvido por professores, gestores, alunos e conselho escolar.
"Essa é a forma que temos de reconhecer o trabalho de toda a comunidade escolar que na escola está realizando ações que transformam a nossa educação pública. Estamos reconhecendo e valorizando o trabalho desenvolvido ao longo do ano nas suas diversas áreas", afirmou a diretora da DEA, Gilvânia Guimarães.
Na premiação de 2024 foram destacadas ações que geraram resultados para a comunidade escolar como melhores escolas com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese); Projetos de Inovação e Iniciação Científica; Destaque Esporte e Cultura da Paz, Gestão Escolar, Eficiência e Transformação; Profissional Destaque com o ‘Meu Professor é um Show’ e o Destaque Gratidão.
A premiação contou com a presença dos gestores, professores e alunos das escolas estaduais localizadas em Aracaju que expressaram sua alegria pela valorização ofertada ao ensino.
José Edson, aluno do Centro de Excelência Nelson Mandela, participa do projeto ‘Alma Africana’ e descreve essa ação da DEA como importante para a comunidade acadêmica, uma vez que incentiva os alunos e os gestores a praticarem essas atividades que trazem mais aprendizado. “Eu acredito que premiações como essas podem incentivar várias outras pessoas a contribuírem mais para a educação de jovens alunos da rede estadual’’, destacou.
O Colégio Estadual Francisco Portugal foi 3° lugar na categoria destaque IDESE 2023, anos iniciais, e maiores avanços também nos IDESEs 2022 e 2023. A gestora Marise Rabelo expressou sua felicidade pela conquista. “É uma honra muito grande receber esses prêmios hoje. É um reconhecimento e mostra que a escola pública dá certo e que temos talentos para conseguir vencer e alcançar todas as nossas metas”.
Na categoria Eficiência e Transformação - PROFIN em Ação, foram reconhecidos os trabalhos da Gestão e Conselho Escolar que realizaram o planejamento, execução e a prestação de contas. Uma das escolas reconhecidas foi o Colégio Estadual Tobias Barreto. E a gestora Sílvia Maria falou sobre o quão significativo é ter esse retorno positivo. “Esse é um incentivo para todos nós, gestores, que durante todo o ano estamos trabalhando e nos esforçando para que a educação pública seja sempre de ótima qualidade e que o seja em todos os âmbitos da educação”, pontuou a gestora.
Representando o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, o secretário Executivo, Marcel Resende, lembrou que o selo é um reconhecimento da Diretoria de Educação de Aracaju ao compromisso das escolas em adotar metodologias criativas, promovendo a participação ativa dos alunos e incentivando um aprendizado significativo.
Mín. 17° Máx. 29°