O Mercado Iaô celebrou neste final de semana uma década de história e recebeu para a sua festa de aniversário cerca de 5 mil pessoas que marcaram presença no Festival Mercado Iaô - 10 anos. O evento contou com uma programação gratuita de três dias dedicados à economia criativa. De 13 a 15 de dezembro foram realizados encontros, painéis, feira e apresentações artísticas.
Em 10 anos de trabalho, o Mercado Iaô conquistou números que impactam verdadeiramente: foram mais de 40 edições realizadas entre as temporadas de Iaô Verão, Iaô Junino, Iaô Primavera e Iaô Itinerante, beneficiando cerca de 100 empreendedores criativos por edição, e mais de 900 empreendimentos participantes. A estimativa é de que mais de 100 mil pessoas já tenham passado pelo evento, movimentando mais de R$ 1,5 mi.
No domingo (15), o público pôde conferir de perto a potência criativa de 100 empreendedoras e empreendedores baianos que lotaram o Galpão da Fábrica Cultural com produtos de gastronomia, autocuidado, beleza, moda, decoração e acessórios. No Palco Diva, montado na área externa, a animação ficou por conta das apresentações artísticas e shows musicais que aconteceram a partir das 14h com o Cortejo Iaô com a banda feminina Yayá Muxima, e, às 16h, a programação seguiu com o samba junino de Jorge Fogueirão.
Dando início ao momento mais esperado do dia pelo público, o Cortejo Afro subiu ao palco às 18h para um show animado, e, às 19h30, o maestro Luciano Calazans deu início a um show especial, em homenagem aos 40 anos do movimento Axé Music, trazendo como convidados os artistas Carlinhos Brown e Daniela Mercury, além da Banda Mel. A apresentação contou ainda com uma participação surpresa de Maria Gadú, que esteve no espaço prestigiando o evento.
Realizado pela Fábrica Cultural e pela Rede Iaô, o Festival Mercado Iaô - 10 anos contou com o patrocínio da BahiaGás, Governo do Estado da Bahia.
Mín. 17° Máx. 29°