O Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) está na fase final da construção de um poço artesiano e implantação de um sistema simples de abastecimento de água na comunidade Gessy Falcão, localizada na zona sudeste de Teresina. A obra, que é realizada com recursos do Orçamento Participativo (OPA), recebe um investimento de R$ 171.490,45.
A ação beneficiará diretamente quase 30 famílias da localidade, que até então enfrenta sérias dificuldades de acesso à água potável.
Felipe Eulálio, diretor-geral do Idepi, ressaltou a importância dessa iniciativa para a qualidade de vida da população local. "Este é um passo significativo para melhorar as condições de vida dos moradores do Gessy Falcão. Garantir o acesso à água de qualidade é um direito básico e fundamental, e estamos comprometidos em levar essas melhorias para mais comunidades em todo o estado", afirmou o gestor.
“Além de garantir água potável, a ação também tem um impacto significativo na saúde e no bem-estar da comunidade, que passará a contar com um fornecimento regular e seguro de água”, frisou o diretor-geral do Idepi.
O novo sistema de abastecimento de água acabará com a dependência de soluções improvisadas, como o transporte de galões de água, uma realidade compartilhada por muitos moradores da região. Zaqueu Carvalho do Vale, que mora há quase quatro anos no Gessy Falcão, expressou sua satisfação com a conclusão da obra e falou sobre as dificuldades enfrentadas antes da chegada da água encanada.
"Na minha casa somos eu e minha esposa, e sempre tínhamos que carregar galões de água de longe, porque não havia nenhum tipo de abastecimento na região. Agora, estamos muito felizes e ansiosos para começar a receber a água do poço e fazer as ligações de tubulação para nossas casas. Quando tudo estiver funcionando, as coisas vão melhorar bastante", contou o morador, visivelmente emocionado.
O projeto de perfuração do poço e a instalação do sistema de abastecimento integram uma série de ações executadas pelo Idepi, por meio do OPA, para levar infraestrutura básica às comunidades, como os 3 km de pavimentação asfáltica da via que liga o Residencial Torquato Neto à comunidade Torrões.
Mín. 20° Máx. 28°