Encerrou nessa quinta-feira (28), no Rio de Janeiro, o 1º Encontro Nacional das Centrais Disque Denúncia (ENDD). A Primeira edição do evento teve como objetivo a troca de experiência e informações entre as centrais de todo o país. A iniciativa partiu do presidente do Disque Denúncia do Rio de Janeiro, Renato Almeida.
O evento teve início na última segunda-feira (25), e reuniu, aproximadamente, mais de 200 pessoas, representando 19 estados, para debater estratégicas desse serviço usado pela população.
Representando Pernambuco, com Disque Denúncia Agreste, a coordenadora Janeilda Costa apresentou o case de sucesso em Caruaru, que posteriormente foi implantado no Estado, o Programa Juntos Pela Segurança. “A integração dos órgãos faz toda a diferença na área de segurança. Caruaru saiu na frente com a criação do Juntos Pela Segurança. Atualmente, fortalecido com as reuniões quinzenais da Câmara Intersetorial”, pontuou Janeilda Costa.
Em 22 anos de existência do Disque Denúncia Agreste, foram mais de 147 mil registros recebidos, garantindo o anonimato do denunciante. As informações são difundidas com as forças de segurança, com objetivo de promover políticas públicas de prevenção à violência e à criminalidade de forma integrada com os órgãos do Estado de Pernambuco, município de Caruaru, além da União, resultando também na agilidade das investigações criminais em andamento.
“O Disque Denúncia segue sendo um dos principais parceiros de nossas ações no município. Além da participação no Juntos Pela Segurança 2.0 e nas reuniões da Câmara Intersetorial, esse órgão atua diariamente com a Guarda Municipal e com as forças de segurança, garantindo mais tranquilidade e confiança da população no serviço prestado desse importante órgão”, afirmou o secretário de Ordem Pública, Cel. Patrício Filho.
Mín. 20° Máx. 28°