Gestores escolares das 21 Gerências Regionais de Educação (GRE) do Piauí estão participando da primeira trilha formativa do curso Gestão Escolar de Excelência e Que Transforma, promovido pela Secretaria da Educação (Seduc). A formação, que integra o programa de qualificação da rede estadual de ensino, visa desenvolver competências essenciais para uma gestão eficiente, contribuindo para a melhoria da educação básica no Estado.
Durante a primeira trilha formativa, de um total de quatro, os participantes exploram conteúdos relacionados à dimensão político-institucional da gestão escolar, com foco em liderança, planejamento e organização. Dividido em três unidades, o curso aborda os tópicos: Liderança escolar, planejamento, gestão e avaliação escolar e organização escolar.
Em parceria com o Instituto Unibanco, o curso adota uma abordagem na qual gestores de escolas, com bom desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), orientam outros gestores em grupos de 20, criando um espaço de troca de experiências, tanto no aspecto pedagógico quanto administrativo.
Na 18ª GRE, por exemplo, 54 gestores escolares estão reunidos para aprofundar conhecimentos e discutir estratégias de liderança escolar, planejamento e gestão democrática. O encontro tem como mentora a gestora Clemilda Almeida, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Rama Boa, em Altos.
"Esse momento de troca entre os gestores é uma oportunidade ímpar de aprendizado. A experiência compartilhada nos ajuda a enxergar soluções inovadoras e adaptáveis às nossas realidades. Dessa forma, conseguiremos avançar nos índices educacionais e garantir o sucesso de nossas escolas," afirmou a diretora.
Amadeu Santiago, gestor da Unidade Escolar Marcos Parente, em União, enfatizou como o curso contribui para sua rotina. "É uma ferramenta importante de preparação para o nosso dia a dia enquanto gestor, visando nos preparar melhor para acolher nossos alunos e atender às demandas diárias. Gostaria de agradecer à Seduc pela iniciativa do curso", comentou o diretor.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, reforçou que a formação contínua dos gestores é um dos pilares para superar as desigualdades educacionais e oferecer um ensino de excelência aos estudantes piauienses.
"O Piauí está sendo reconhecido nacionalmente pelo trabalho que o time da Seduc está fazendo, com resultados já colhidos a curto prazo e com perspectiva de resultados ainda melhores. Não temos dúvidas que a política pública formativa de gestores será uma das mais determinantes para o sucesso das ações educacionais. São eles que fazem acontecer no chão da escola. Gestores, professores e alunos são os grandes protagonistas do nosso trabalho", concluiu Bandeira.
Mín. 21° Máx. 34°