A equipe da Escola de Tempo Integral (ETI) Fidêncio Bogo, situada na região de Taquaruçu Grande, recebeu nesta terça-feira, 26, gestores municipais, vereadores, secretários de educação e professores das cidades de Couto Magalhães e São Miguel do Tocantins para uma visita técnica às instalações da escola de campo. A atividade teve como foco promover o intercâmbio de conhecimentos, aproximar os municípios da realidade rural e incentivar práticas sustentáveis de produção agrícola em unidades educacionais localizadas fora na zona urbana.
Acompanhados por professores e técnicos agrícolas da ETI, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer os diversos ambientes da escola, que conta com hortas orgânicas, plantio consorciado e sistemas de irrigação eficientes. Durante a visita, foram apresentados projetos voltados para a agroecologia, manejo de solos e técnicas de cultivo sustentável.
Para a educadora de Couto Magalhães, Nágila Dias do Nascimento, a visita à ETI Fidêncio Bogo foi uma experiência enriquecedora, porque mostrou na prática muitas atividades que podem ser implantadas em sua unidade educacional. “Além das demonstrações técnicas, participamos também das rodas de conversas sobre projetos educativos, responsabilidade social das ações facilitadas por profissionais da escola de campo”, contou, agradecendo o momento de troca de experiências entre as instituições.
“A visita fortalece o vínculo entre as instituições e estimula a troca de soluções inovadoras para os desafios do campo”, avalia a diretora da ETI Fidêncio Bogo, Queli Fiametti.
Texto:Redação Semed Palmas
Edição:Denis Rocha/Secom Palmas