A noite dessa terça-feira (26) foi marcada com uma grande solenidade militar em alusão à formatura do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS 2024). O evento ocorreu no Ginásio Tartarugão, em Coqueiral de Itaparica, em Vila Velha.
Após cumprirem 884 horas e um total de 40 disciplinas, os alunos, divididos em cinco pelotões, passaram por uma formação intensa e desafiadora, culminando nesta solenidade que marca o início de uma nova fase em suas vidas profissionais. Ao todo, 172 militares concluíram este curso, prontos para assumir com seriedade e dedicação os desafios da carreira de sargento da Polícia Militar do Espírito Santo.
Durante a cerimônia, vários momentos tiveram destaque, dentre eles as homenagens prestadas aos primeiros colocados do curso, sendo eles os sargentos Heitor Marques Varejão Dias (1º colocado), Jhonatan Lopes Teixeira (2º colocado) e Anne Mary da Costa Stein (3ª colocada). Outro instante de muita emoção foi quando os familiares e padrinhos colocaram as insígnias de 3º sargento no fardamento dos formandos, celebrando a árdua e merecida conquista alcançada.
A oradora da turma, a 3º sargento Arianne Scabello Cordeiro, externou em seu discurso tamanho esforço, superação e abdicação que foram exigidos para que pudessem perseverar e conquistar a tão almejada formatura. Nesse ínterim, acresceu a importância do apoio da família e da competência da equipe de instrutores, que contribuíram em alta conta para que tudo fosse possível.
O paraninfo, major Gustavo Gusmão dos Santos enfatizou a responsabilidade que agora está atrelada à carreira dos formandos, frente à Corporação e à sociedade capixaba. O sargento como elo de ligação entre a tropa e a cadeia de comando, e todos à serviço da população.
Já o tenente-coronel Flávio Ribeiro Cavatti comemorou toda a trajetória dos formandos na Academia de Polícia Militar e desejou sucesso neste novo ciclo na PMES, que abre caminho para uma atuação marcada pela liderança e gestão institucionais.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, enfatizou aos novos sargentos a importância de se tornar um líder e não apenas chefe para seus subordinados. “Inspirar confiança e provocar mudanças positivas, pois serão mediadores e referências”, completou.
O secretário de segurança pública e defesa social em exercício, Leonardo Geraldo Baeta Damasceno parabenizou a turma pelo esforço e dedicação em quase 900 horas de curso, que os prepararam para as desafiadoras missões que os esperam. “Honrem a nobre missão de servir e proteger. Tenham uma excelente carreira”, finalizou.
Mín. 22° Máx. 32°