Nesta terça-feira (26), às 19h, a Câmara Legislativa do Distrito Federal debate a situação das famílias que vivem em uma ocupação irregular próxima à QS 629 de Furnas, em Samambaia. A audiência pública, proposta pelo deputado Rogério Morro da Cruz (PRD), visa encontrar soluções para os riscos enfrentados pelos moradores da área devido à proximidade de linhas de alta tensão da Eletrobras, dona da área de Furnas.
Segundo o parlamentar, as condições de moradia da ocupação são extremamente precárias devido às habitações improvisadas e sem acesso a infraestrutura básica como saneamento, abastecimento de água e coleta de resíduos sólidos. Morro da Cruz também destaca uma ameaça de desocupação forçada dos moradores, com base em decisões judiciais que determinam a reintegração de posse da área ocupada.
“A Ocupação de Furnas foi palco de eventos trágicos e de grande repercussão social, como o incêndio ocorrido em maio deste ano, que destruiu diversas moradias construídas de forma improvisada, deixando inúmeras famílias desabrigadas e agravando a já precária situação da comunidade”, ressalta o distrital.
Agência CLDF
Mín. 18° Máx. 30°