O Hemocentro da Paraíba, unidade do Governo do Estado, comemorou o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue com música, homenagens e acolhida calorosa aos doadores. O evento ocorreu, nessa segunda-feira (25), no Hemocentro Coordenador de João Pessoa, quando mais de 150 pessoas efetuaram a doação de sangue.
Dados do Núcleo de Planejamento e Gestão do Hemocentro mostram que, neste ano, mais de 78 mil pessoas realizaram a doação de sangue na Hemorrede Estadual, que inclui além do Hemocentro Coordenador de João Pessoa, o Hemocentro Regional de Campina Grande os Hemonúcleos de Guarabira, Patos, Cajazeiras, Piancó, Itaporanga e Sousa. Todas as unidades homenagearam os doadores voluntários de sangue.
O secretário de Estado da Saúde, Arimatheus Reis, agradeceu aos paraibanos cadastrados no banco de sangue e lembrou que os meses do fim e do início de ano (novembro, dezembro, janeiro e fevereiro) são meses críticos. “É importante nesse período de férias escolares, período de verão, também reforçar o compromisso com o Hemocentro, reforçar o compromisso com a vida e com a solidariedade”.
O secretário fez um chamado especial para os paraibanos. “Convido você que ainda não conhece o Hemocentro que se faça presente, conheça o projeto, a iniciativa. Seja um doador de sangue e ajude a salvar vidas”, destacou.
A diretora-geral do Hemocentro da Paraíba, Shirlene Gadelha, intensificou o chamado do secretário de Estado da saúde. “O sangue não é fabricado, ele tem que ser doado e somente com este gesto de solidariedade de nossos doadores, o Hemocentro consegue fazer a distribuição de sangue e de hemocomponentes para as unidades de saúde no Estado” pontuou a diretora.
O empreendedor Charles Tavares, 54 anos, é doador voluntário há quase duas décadas e falou da satisfação em vestir a camisa da doação de sangue. “É uma imensa alegria poder doar sangue e saber que outra pessoa vai ganhar esperança de vida com este meu gesto. Faço minha doação sempre, pelo menos duas vezes ao ano e sempre que consigo trago um amigo para fazer o mesmo”.
O professor universitário Paulo Serrano aguardava com cuidado o dia de mais uma doação de sangue. “Sou doador há quase cinco anos, mas precisei tomar uma medicação que me impediu de doar temporariamente, aguardei com paciência até conseguir voltar e novamente praticar esse lindo gesto de amor e solidariedade. Sempre incentivo alunos e colegas de trabalho a fazerem a doação de sangue, esse é um legado importante para toda sociedade”, declarou.
O educador Milton Pedro fez a última doação do ano no Dia Nacional do Doador. “Foi uma surpresa agradável fazer minha doação em uma data tão especial. Chegue ao Hemocentro e me deparei com uma linda festa que deixa a gente ainda mais motivado para fazer a doação”, afirmou.
O evento do Dia Nacional do Doador foi prestigiado por várias personalidades da imprensa paraibana e contou com a apresentação da Banda Oficial da Polícia Civil da Paraíba.
Mín. 18° Máx. 30°