Durante o 6º Fórum Piauiense de Controle Interno, realizado em Teresina, a Secretaria da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI) foi reconhecida com o 2º lugar entre os órgãos que administraram orçamentos entre 100 milhões e 400 milhões de reais em 2024, ficando logo atrás da Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP-PI). A premiação destaca o compromisso da Sefaz com a excelência na gestão dos recursos públicos.
O evento, destinado aos servidores estaduais que atuam no controle interno, é o único no estado a tratar das práticas e desafios da administração pública. Ele promove discussões sobre eficiência e resolutividade dos atos administrativos no âmbito do Poder Executivo estadual.
A programação contou com a participação de especialistas renomados. O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Edmar Camata, abriu o evento com a palestra magna “Controle Interno: Agregando Valor à Gestão”. Outro destaque foi Diocésio Sant’anna, que trouxe insights importantes com a palestra “Consultoria em Auditoria”.
Os servidores também participaram de discussões sobre desenvolvimento profissional, incluindo a palestra “Competências e Habilidades Socioemocionais Aliadas ao Bom Desempenho Profissional”, ministrada por Eliene Pierote, e uma palestra motivacional sobre comunicação expandida com Neyara Pinheiro e Adriana Rodrigues.
Ao fim do evento, foi realizada a entrega do Prêmio Destaque do Controle Interno, que reconhece órgãos e servidores que se destacaram ao longo do ano nessa área.
A premiação foi recebida pela equipe do Núcleo de Controle Interno da Sefaz, representada por Joéldina Scarcela, que comemorou. "Esse prêmio é fruto do trabalho dedicado de toda a equipe do Núcleo de Controle Interno. A busca constante pela eficiência nos processos administrativos é o que nos motiva todos os dias.", externa a servidora.
Segundo o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, "esse prêmio reforça o compromisso da Sefaz com a excelência na gestão pública. O trabalho do núcleo tem sido essencial para garantir uma administração responsável e transparente.”
O fórum é uma realização da Secretaria da Fazenda do Piauí, por meio da Superintendência de Controladoria-Geral do Estado, com o patrocínio da Secretaria de Governo, da Empresa de Tecnologia da Informação (Etipi) e da Associação dos Auditores Governamentais do Estado do Piauí (AAGEPI). O evento conta ainda com o apoio da Secretaria da Educação (Canal Educação), da Secretaria da Administração (Escola de Governo do Piauí) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
Mín. 17° Máx. 22°