Em conformidade com o Plano de Trabalho pactuado entre o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM), órgão delegado no Estado, foi realizada, em Palmas, a primeira etapa da Operação Especial Verão, da área técnica de Pré-Medidos, que visa garantir a conformidade em rótulos de mercadorias.
A ação, feita de 4 a 11 deste mês, na Capital, consiste na visita técnica em estabelecimentos comerciais atacadistas e varejistas, para fiscalizar produtos que são pré-embalados, ou seja, sem a presença do consumidor, como água mineral (com ou sem gás), leite, sucos, refrigerante em geral, bebidas lácteas, energéticos e filtros solar, para constatar se possuem a mesma quantidade de litros e mililitros (ml) que consta na embalagem.
O presidente da Agência de Metrologia, Jerônimo Júnior destaca quea Operação Especial Verão tem por objetivo verificar os produtos para a conferência entre peso informado e peso medido. “A ação é benéfica tanto para quem vende, como para quem compra – pois reforça a transparência nas relações comerciais e promove maior credibilidade a quem consome”, destaca Jerônimo.
Ensaios laboratoriais
Após a fiscalização no ambiente de comercialização, a equipe técnica da Agência de Metrologia recolhe mercadorias para proceder com os ensaios no laboratório da pasta. São recolhidos produtos das diversas marcas ofertadas ao consumidor e atendem à normativa do Inmetro de recolhimento de 13 unidades de cada produto para os testes laboratoriais, que podem ser acompanhados pelos fabricantes, que são informados por meio de carta convite de todo o processo e trâmite legal.
Mais de 85% dos produtos que são consumidos pelos brasileiros são pré-medidos, ou seja, são mercadorias que foram embaladas e pesadas sem a presença do consumidor e que se encontram em condições de comercialização. Normalmente, são produtos etiquetados pelo próprio estabelecimento.
A equipe da Agência de Metrologia reforça que todo produto, seja ele industrial ou artesanal, ao ser exposto em estabelecimento comercial deve conter uma embalagem própria, com o rótulo descrevendo o peso bruto da mercadoria.
Mín. 17° Máx. 22°