Rafael Fonteles participou do painel “Novas Oportunidades para Indústrias e Prestadores de Serviço no Brasil e em Portugal”. Ele citou que o Piauí está entre os dois estados que mais crescem em sua economia e se configura no melhor lugar do mundo para se investir no momento.
“Mais uma oportunidade de apresentar o Piauí, o que nós estamos desenvolvendo, e esse enorme potencial em áreas prioritárias que a gente pode colocar aqui” destacou.
O governador do Piauí destacou os recursos naturais e o ambiente institucional favoráveis a novos investimentos no Piauí. Ele citou as três diretrizes de desenvolvimento de longo prazo do estado: choque educacional e tecnológico; estabilidade institucional e fiscal; e abertura econômica.
“É com o Piauí se abrindo para o Brasil e para o mundo que oportunidades vão surgir. Uma área promissora que temos é o agronegócio. Hoje estamos na nova fronteira agrícola do Brasil, o Matopiba, que envolve os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Vivemos algo semelhante ao que viveu o centro-oeste do país há 20 anos, no Mato-Grosso e Goiás, com a chegada da agroindústria, dos frigoríficos, das usinas de biocombustíveis ", pontuou.
Rafael Fonteles ressaltou ainda, a capacidade de investimentos do governo, para garantir a infraestrutura necessária para suporte aos investidores. “O Piauí passou a ter uma capacidade de investimento acima de 18 por cento da sua Receita Corrente Líquida (RCL). É um desafio muito grande um ente da federação atingir esta capacidade. É uma alavanca muito grande para atrair investimentos, pois como estado temos condições de investir em infraestrutura” disse.
O evento é uma oportunidade para promoção das diretrizes de desenvolvimento do Estado e dos novos negócios sendo implementados. A primeira-dama e coordenadora do Pacto pelas Crianças do Estado do Piauí, Isabel Fonteles, e o secretário da Saúde, Antônio Luiz, acompanharam o governador no evento.
1 / 13
Mín. 16° Máx. 23°