Em mais uma iniciativa inédita e alicerçada ao Plano de Descarbonização e Neutralização das Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) do Estado, o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e o Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) estão conduzindo uma pesquisa para sondar o interesse e a aderência de empresas capixabas às agendas de financiamentos para a descarbonização e a transição energética.
Uma pesquisa on-line começou a ser enviada, nesta segunda-feira (11), a cerca de 600 empresas, entre clientes do banco capixaba e associados da Federação. O prazo para envio de respostas vai até a próxima sexta-feira (22). O objetivo é ouvir as necessidades dos diversos setores, visando à redução de custos e emissões de gases de efeito estufa.
“A transição energética e a descarbonização configuram hoje necessidades imperativas, nos âmbitos ambientais, econômicos e sociais, para o setor produtivo. Portanto, é fundamental conhecermos o nível de maturidade e o apetite financeiro dos empresários capixabas com a temática, para que possamos desenhar instrumentos de financiamento compatíveis com a demanda existente. Acreditamos que, assim, estamos contribuindo para um Espírito Santo mais competitivo e alinhado aos desafios globais, transformando o Bandes em um banco, de fato, verde”, afirmou a diretora Operacional do Bandes, Gabriela Vichi.
A iniciativa tem como meta levantar dados específicos sobre oportunidades e desafios das empresas capixabas, especialmente as de pequeno e médio portes, em acessar financiamento para a adoção de tecnologias de baixa emissão de carbono. Com os dados coletados, as instituições capixabas pretendem delimitar estratégias de financiamento, bem como ações de fomento, suporte e apoio, voltadas a impulsionar projetos de eficiência energética e uso de energias renováveis.
“Diante da atual necessidade de transição para uma economia de baixo carbono é preciso avançar nos incentivos à adoção de práticas e tecnologias mais eficientes e limpas. Essa é uma medida estratégica e essencial para o Espírito Santo e para o setor industrial. Nesse sentido, a sondagem permitirá uma compreensão mais aprofundada das demandas por projetos de eficiência energética e descarbonização. Esse levantamento também será utilizado no desenvolvimento de instrumentos financeiros, como modalidades de crédito, voltados à descarbonização para o setor produtivo capixaba”, comentou a gerente-executiva do Observatório da Indústria da Findes, Marília Silva.
Por que descarbonizar?
A título de contextualização, descarbonizar significa adotar medidas que contribuam para a redução ou anulação da emissão de gases de efeito estufa (GEE) nas atividades econômicas. No setor industrial brasileiro, que consome 32% da energia do País, aplicar iniciativas de eficiência energética e investir em fontes renováveis, tais como solar e eólica, pode diminuir custos operacionais e melhorar a competitividade das empresas. Essas ações incluem a atualização de maquinário, substituição de combustíveis fósseis por alternativas de baixa emissão e instalação de fontes de energia sustentável.
Deste modo, a pesquisa em questão está estruturada com base no Plano de Descarbonização do Espírito Santo, que objetiva a redução progressiva de emissões no Estado. O Bandes, como instituição pública de fomento, busca, por meio de iniciativas como esta, oferecer suporte financeiro e orientação para que negócios de diferentes portes possam investir em práticas que visem à eficiência energética e redução de custos operacionais. Dessa forma, torna-se viável a promoção de um impacto positivo na produtividade e competitividade da economia local.
Para o Espírito Santo, incentivar investimentos verdes é parte de uma estratégia ampla para fortalecer o desenvolvimento sustentável. Projetos de descarbonização e eficiência energética, além de reduzirem os custos, promovem maior resiliência no processo produtivo, menos interrupções por falhas em equipamentos e produtos de qualidade superior. Iniciativas como a pesquisa ajudam a construir um ambiente de negócios sustentável, no qual a indústria capixaba pode crescer com impactos ambientais reduzidos e benefícios econômicos amplificados.
Gostou do conteúdo? Conheça outras matérias sobre o assunto:
Bandes e ECO55 concluem Projeto de Diagnóstico Climático
Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
comunica@bandes.com.br
Mín. 16° Máx. 23°