O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins), está conduzindo um intercâmbio estratégico em Goiás entre os dias 12 e 14 de novembro. Com a participação de mais de 20 técnicos a programação inclui visitas técnicas e reuniões em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) Goiás. Essa iniciativa faz parte doConvênio Agro + Produtor Rural Oportunidade, nº 839847/2016 e busca o fortalecimento da assistência técnica e extensão rural no Tocantins.
Durante a visita, os técnicos participarão de apresentações sobre projetos de assistência técnica e extensão rural (ATER), incluindo temas como meio ambiente, crédito social e bovinocultura sustentável. Além disso, o intercâmbio oferece visitas guiadas a vitrines tecnológicas, campos experimentais e agroindústrias, que proporcionam uma rica troca de experiências.
O presidente do Ruraltins, Flávio Terence, destacou que "essa oportunidade de intercâmbio com a Emater Goiás é uma forma de capacitar nossos técnicos com as melhores práticas em assistência técnica. Nosso objetivo é aplicar esse conhecimento no Tocantins, beneficiando diretamente nossos agricultores familiares e reforçando o papel do Ruraltins como agente de desenvolvimento rural".
O zootecnista do Ruraltins e gestor do convênio, Hélio de Souza, complementou que "intercâmbios como este são fundamentais para observamos práticas de sucesso e adaptarmos essas experiências para a realidade tocantinense. A troca de conhecimento é essencial para melhorar a eficiência de nossas ações e apoiar ainda mais nossos produtores".
A programação iniciou com recepção, apresentações de projetos de ATER e visita a campos experimentais, e seguirá até o dia 14 com visitas a produtores beneficiados e projetos de turismo rural e agroindústrias em Ouro Verde e Ceres, além de uma extensa programação.
O intercâmbio é mais ação que reafirma o compromisso do Governo do Tocantins, por meio do Ruraltins, em promover uma agricultura sustentável e fortalecer a assistência técnica para o desenvolvimento do setor rural no estado.
Mín. 16° Máx. 23°