Em mais um importante passo do processo de modernização dos serviços, o Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) tem realizado as primeiras provas teóricas de forma digital na sede do órgão, em Palmas, onde o projeto-piloto passa por análises e estudos para melhorias e que, posteriormente, possa contemplar os usuários do órgão em todo o estado.
Para o gerente da Banca Examinadora do Detran/TO, Arlindo Fogaça, a prova eletrônica representa um momento relevante nesta jornada de digitalização dos processos de habilitação, com o objetivo de tornar a experiência do cidadão mais eficiente, rápida e acessível. “A transição para as provas digitais não é apenas uma atualização tecnológica, mas uma mudança estratégica que visa otimizar a forma como realizamos nossos serviços. Com a digitalização, iremos proporcionar uma resposta mais ágil ao candidato, o que melhora a qualidade do nosso atendimento e reduz o tempo de espera. Ao migrarmos para um formato digital, essa iniciativa também marca um avanço significativo na redução do uso de papel”, destacou o gerente.
O corretor Givanildo Barbosa, que realizou a prova eletrônica, avalia positivamente a adesão do Detran/TO ao modelo eletrônico de aplicação da prova teórica, destacando as vantagens deste formato em relação à versão impressa. “Com a prova eletrônica, temos a possibilidade de poder corrigir as respostas, sem ter que ficar rabiscando papel, como ocorria nos exames impressos. Esse modelo eletrônico também é bastante eficiente e rápido”, pontuou o corretor.
O órgão executivo de trânsito tem ofertado o modelo eletrônico de aplicação de prova para uma média de 30 a 45 pessoas por dia. Após a fase de teste, o Detran/TO irá levar, inicialmente, esses serviços às unidades do órgão em Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e o posto de atendimento em Taquaralto, região sul da Capital. Depois desses locais, a implementação deve ocorrer nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e nos Postos de Atendimento do órgão em todo o estado.
Exigências
Para que os usuários possam realizar este procedimento, o Detran/TO informa aos Centro de Formação de Condutores (CFCs) que orientem os candidatos a realizarem a foto e a coleta da biometria no setor de habilitação do órgão antes da realização da prova eletrônica. Antes de iniciar a avaliação, o sistema fará a busca do candidato e, caso o candidato não tenha realizado os procedimentos, constará pendência de coleta e assim o aluno ficará impossibilitado de realizar o exame de maneira digital.
Sobre a prova
Na modalidade eletrônica, o exame teórico possui 30 questões de múltipla escolha, cada uma com cinco alternativas, das quais os alunos devem acertar no mínimo 21 para assim avançar no processo de habilitação. O candidato tem uma hora para realizar o exame.
Mín. 16° Máx. 23°