Nesta quinta-feira (7), gestores do SUS estiveram reunidos em Brasília, na 10ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite da Organização Pan-americana de Saúde. Na ocasião, o secretário de estado da Saúde, Ari Reis, ocupou a composição da mesa de diálogo entre gestores, que teve como principal objetivo a discussão de temas relevantes à saúde pública, entre eles: vacinação, oncologia e atenção primária.
Durante o evento o secretário de saúde da Paraíba destacou temas pertinentes à realidade do estado como o combate à dengue e outras arboviroses, a ampliação de vacinas e a necessidade de tornar mais célere a realização de cirurgias pelo SUS.
“Nosso estado tem uma vigilância ativa em relação às arboviroses e tem se antecipado nas ações de prevenção contra a dengue junto aos municípios, além de também ser modelo para todo o País com o Programa Vacina Mais Paraíba. Nosso objetivo hoje foi de partilhar soluções arrojadas, que vem dando resultados positivos na saúde dos paraibanos e que podem ser replicados em outras unidades da federação, para melhorias na saúde pública”, frisou Ari Reis.
Na reunião também foi abordada a institucionalização da Política Nacional e Rede de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC). O coordenador-Geral da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, José Barreto, chamou a atenção para o aumento da incidência da doença e explicou que os objetivos da PNPCC preveem a diminuição da incidência de alguns tipos da doença, a garantia de acesso adequado às ações de promoção da saúde e ao cuidado integral à pessoa com câncer
Para o Secretário de estado da Saúde da Paraíba o tema é transversal e a Paraíba está à frente de outros estados, na implantação do cuidado de pacientes oncológicos. “Nós temos um programa ousado que envolve telemedicina, integração de municípios e a rede estadual para o diagnóstico, estadiamento e tratamento de pacientes oncológicos. O Paraíba Contra o Câncer já é uma realidade, fruto do entendimento do Governo do Estado desta necessidade crescente e complexa que é o tratamento do câncer”, ressaltou Reis.
Na sequência da reunião, o secretário de Saúde da Paraíba seguiu em agenda com a Ministra da Saúde, Nísia Trindade e o Consórcio Nordeste. Na audiência, o Programa Opera Paraíba foi destaque com a realização de mais de 140 mil cirurgias, desde a sua criação, em 2019. A iniciativa garante aos paraibanos o acesso a procedimentos eletivos de forma mais rápida e regionalizada.
Mín. 15° Máx. 28°