Pelo segundo ano consecutivo, a Santa Casa do Pará recebe o selo de segurança do paciente concedido pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente e Epimed Solutions para instituições de saúde que promovem boas práticas para segurança do paciente ao cumprir critérios que vão da notificação, classificação e investigação, até a busca de soluções para incidentes e eventos adversos.
A gerente comercial da Epimed, Thaynara Barros, a conquista do selo reconhece as ações desenvolvidas pela Santa Casa para a garantia da qualidade assistencial.
"O selo que a Santa Casa está recebendo é referente à competência de 2023, que certifica que ela fez tudo conforme o que já estava pré-estabelecido pela resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária Institui ações para a segurança do paciente em serviços de saúde. Então a Santa Casa consegue instituir a cultura de segurança do paciente dentro da instituição e o selo reconhece tudo que foi feito no ano de 2023", afirma.
O sistema de notificações está disponível para que todo servidor da Santa Casa possa reportar qualquer evento ou incidente com potencial de prejudicar a segurança do paciente. De 2022 para 2023, o percentual de notificações aumentou em 48,8%. A coordenadora de qualidade da Santa Casa, Camila Negrão, considera que esse aumento na participação dos servidores simboliza um grande trabalho de construção de uma cultura de segurança, que é uma garantia tanto para o paciente como para o servidor.
"Quando tratamos de notificação, nós trazemos algo que aconteceu e que há anos aqui na Santa Casa e os servidores tinham receio de notificar. Hoje com esse selo, visualizamos que essa cultura evoluiu e as pessoas se sentem seguras para notificar. Isso mostra que trabalhamos de forma segura e em relação ao processo de notificação, conseguimos fazer com que as pessoas de fato entendam o que é a notificação e o que precisa notificar para que as situações sejam analisadas, tratadas, e seja gerado um plano de ação e uma melhoria", explica Camila.
O selo de certificação do IBSP e Epimed só foi concedido a 3 hospitais do Estado, sendo dois públicos: a Santa Casa do Pará e o Hospital de Clínicas Gaspar Viana.
Desde 2022 a Santa Casa do Pará também é reconhecida como hospital "Acreditado com Excelência", após passar por uma criteriosa avaliação realizada pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG) que considerou que a Instituição atende os padrões de qualidade e segurança, gestão integrada e excelência em gestão definidos pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), reconhecidos internacionalmente.
Mín. 15° Máx. 28°