No próximo sábado (09), o Governo do Pará entregará uma nova ponte em concreto armado, com 20 metros de comprimento e 4,8 metros de largura, na Vicinal 3 da Pimenteira, no Assentamento Ponta de Pedra, zona rural de São João do Araguaia, município da Região de Integração Carajás.
A obra, realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), substitui a antiga estrutura de madeira, e faz parte de um convênio entre o governo do Estado e a Prefeitura de São João do Araguaia, com investimento de R$ 3 milhões. Esta é a terceira ponte que o Estado entrega no município, e a segunda sobre o Córrego do Barbeiro. Além dessa, outras quatro pontes em concreto armado ainda serão construídas na zona rural do município.
A nova ponte beneficiará mais de 600 famílias que vivem na vicinal, facilitando o escoamento da produção de farinha, a rota escolar e toda a mobilidade dos moradores. A via, que liga o Assentamento Ponta de Pedra à Ocupação Mutamba, é uma infraestrutura mais segura e duradoura para a comunidade.
A prefeita Marcellane Cristina destacou a importância da obra. “É outra vida para a comunidade e assentamento após a inauguração da ponte. É uma realidade que só é possível com a parceria do governo do Estado, pois o nosso município não dispõe de recurso dessa monta. O Estado é responsável por 85% dos recursos empregados, e 15% são do município”, informou a prefeita de São João do Araguaia, município com mais de 13,5 mil habitantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A antiga ponte em madeira, desgastada e insegura, foi substituída pela estrutura e concreto armado
Qualidade de vida- O secretário regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto, ressaltou a importância da nova ponte para elevar a qualidade de vida dos moradores. “O Estado, mais uma vez, se faz presente em todo o Sul e Sudeste do Pará, levando obras e serviços, desta feita em São João do Araguaia, entregando mais uma das sete pontes. Investir em mobilidade é se preocupar com a qualidade de vida direta das mais de 600 famílias que vivem na Vicinal 3 da Pimenteira. É apenas o começo de melhorias para nossa gente”, afirmou.
A entrega da segunda ponte marca um avanço significativo no desenvolvimento da infraestrutura rural em São João do Araguaia, promovendo melhorias diretas no transporte e cotidiano de muitas famílias. A obra integra um projeto maior de construção de pontes em concreto armado, que visa garantir o escoamento seguro da produção agrícola e facilitar a locomoção dos moradores.
“Este projeto de construção de sete pontes em concreto armado nas vicinais da zona rural de São João do Araguaia representa um compromisso com a mobilidade, segurança e qualidade de vida das comunidades. Além de facilitar o transporte, estamos promovendo o desenvolvimento econômico e social dessas regiões, assegurando que os produtores e moradores tenham uma infraestrutura adequada para suas necessidades, como escoamento da produção e geração de emprego e renda, assim como acesso a serviços públicos, como educação e saúde”, destacou Adler Silveira, secretário de Estado de Infraestrutura e Logística.
Mín. 15° Máx. 28°