No mês dedicado à campanha do Novembro Azul, este ano, com o tema "Por você e por quem ama!”, em combate ao câncer de próstata e ao cuidado integral do homem, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), por meio do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), procura transmitir uma mensagem clara: o autocuidado vai além do benefício individual; também protege aqueles que se ama.
Neste contexto, o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), do Hospital, elaborou uma programação, que começou na quarta-feira (6) e se estende até o próximo dia 21, envolvendo colaboradores, usuários, acompanhantes e a comunidade local.
Na quarta-feira, a ação focou no cuidado de quem cuida dos usuários assistidos pela unidade hospitalar com a realização de roda de conversa, visando fortalecer a importância e o incentivo dos cuidados preventivos entre os profissionais da saúde.
A ação contou com a presença de 30 colaboradores de diversos setores da instituição. Entre os participantes, estava Watila Almeida, técnico de Enfermagem do Pronto Atendimento (P.A), que destacou a importância de iniciativas como esta para reforçar os cuidados com a saúde dos homens.
"Para nós, é importante cuidar do nosso corpo e da nossa saúde, mas nem todos têm essa prática. Devemos nos atentar ao cuidado com o corpo como um todo, tanto físico quanto psicológico. Muitos homens acabam deixando de se cuidar para priorizar o bem-estar da família e, com isso, acabam esquecendo de si mesmos. Isso sem contar com o fato que a gente lida diariamente com usuários em atendimento no hospital e devemos estar com a saúde em dia para desempenhar nosso papel dentro da saúde pública da região”, disse o profissional.
O encontro contou com uma roda de conversa sobre saúde masculina conduzida pelo médico e diretor técnico do HGT, Eduardo Rocha. Durante a atividade, o gestor abordou questões sobre os cuidados com a saúde preventiva e a importância dos exames periódicos.
"É importante que cada indivíduo esteja atento aos sinais do seu corpo e busque acompanhamento médico de forma regular. A prevenção é, sem dúvida, a chave para identificar problemas precocemente, evitando complicações no futuro e promovendo uma vida mais saudável. O cuidado com a saúde não deve ser negligenciado, e é importante adotar hábitos que contribuam para o bem-estar a longo prazo", afirmou.
O diretor executivo do HGT, Eduardo Pereira, destacou a relevância do evento para os profissionais de saúde. "Quem cuida também precisa estar bem cuidado. Nossa equipe de saúde deve estar atenta à própria saúde para prestar um atendimento de qualidade e estar preparada para cuidar dos outros," afirmou o diretor, reforçando o compromisso da unidade hospitalar com o bem-estar dos colaboradores.
Aprovação- Enquanto aguardava uma consulta Ambulatorial, o mecânico Luís Serra, morador do Palmares, Distrito de Tailândia, leu material educativo distribuído no ambiente hospitalar e elogiou a iniciativa. “Acho que muitos de nós ainda deixamos de lado o cuidado com a própria saúde, seja por vergonha de ir ao médico ou por outros motivos. Este mês, em específico, nos lembra que não precisamos ter vergonha e, sim, a vontade para cuidar do nosso bem mais precioso: a saúde”.
Programação- A campanha nacional do Novembro Azul do HGT contará com as seguintes ações de conscientização sobre a saúde masculina ao longo deste mês:
-Dia 13 de novembro – Ação de educação em saúde em um supermercado na PA-150, bairro Industrial, Tailândia – (PA) , que vai oferecer verificação de sinais vitais e agendamento de exames preventivos, nos horários de 9h às 12h ,e das 14h às 17h.
- Dia 14 de novembro – A ação será realizada na Fazenda AgroCangaia com palestra sobre saúde masculina, realizada pela equipe do HGT com funcionários da empresa. A programação será encerrada dia 21, novamente com ação em um supermercado na PA-150, bairro Industrial, Tailândia – (PA) com realização de palestra para colaboradores e comunitários sobre cuidados com a saúde masculina.
Dados- Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca),no Rio de Janeiro, no Brasil, a instituição estima que 239 mil homens poderão ter câncer a cada ano no período de 2023 a 2025. Entre os tumores, exceto o de pele não melanoma, estima-se que o mais incidente seja o de câncer de próstata (30%), seguido dos cânceres de cólon e reto (9,2%), pulmão (7,5%), estômago (5,6%) e cavidade oral (4,6%) apenas na população masculina.
O Hospital Geral de Tailândia mantém 51 leitos e uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal. Casos de urgência e emergência são atendidos em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.
Serviço:
Pertencente à rede de hospitais do Governo do Pará, o HGT é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na Avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.1210
Mín. 15° Máx. 28°