A cerimônia de abertura da XVI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia (FECITEC) marcou a noite desta terça-feira (5), em Criciúma. O evento aconteceu no Centro de Eventos AM Master Hall e contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, da secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, e outras autoridades do colegiado do Governo de Santa Catarina.
Neste ano, mais de 3 mil estudantes, 1.300 professores e 920 escolas participaram das feiras regionais, que ocorreram nas Coordenadorias Regionais de Educação e no Instituto Estadual de Educação. Destes, foram selecionados 113 projetos que serão expostos na XVI Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Básica, ao longo desta quarta-feira (6).
“É uma alegria e um privilégio estar em Criciúma novamente. A FECITEC é o momento de mostrar o resultado de todo o esforço dos nossos estudantes e professores. Eu não tenho dúvida de que quem tem esse tipo de dedicação será diferente”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon.
São 222 estudantes apresentando seus trabalhos, sob supervisão de 113 professores e avaliação de outros 45 que trabalham em universidades locais. A iniciativa se consolida a cada ano, como uma oportunidade de socialização do conhecimento produzido no ambiente escolar e instrumento de divulgação científico-cultural.
Através do tema “Explorando Fronteiras: Ciência Além dos Limites”, os estudantes desenvolveram os trabalhos levando em consideração quatro eixos temáticos principais: mudanças climáticas e justiça climática, diversidade biológica, saúde global e tecnologias emergentes.
A FECITEC, promovida anualmente pela SED, abrange diversas áreas do conhecimento, proporcionando a interação entre estudantes, professores e a comunidade. Essa troca de experiências fortalece a criatividade e estimula o raciocínio lógico, a capacidade de pesquisa e a autonomia intelectual.
O fomento ao conhecimento científico e tecnológico é fundamental para o desenvolvimento interdisciplinar dos estudantes e os prepara para os desafios do mundo contemporâneo desde cedo.
“Esse padrão que se tornou a FECITEC é o padrão que os estudantes, profissionais da educação e servidores merecem porque é o trabalho que é desenvolvido nas escolas. É uma noite memorável”, destacou a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders.
O encerramento da XVI FECITEC acontecerá na quinta-feira (7), às 11h, quando haverá a premiação para as equipes destaque e serão conhecidos os vencedores nas categorias Ensino Fundamental Anos Finais, Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.
Mín. 15° Máx. 28°