Na última segunda-feira (4) alunos da Escola Água Verde, Núcleo Antônio Costa,participaram de um debate que resultou em levantamentos de dados e informações sobre a Comunidade Água Verde, que pertence à cidade de Coração de Maria/Ba.
Para quem não conhece, o nome Água Verde ficou conhecido por conta da água que não era muito boa no passado, outros afirmam que era a quantidade de plantação de cocos, e muitos ainda acreditam que é um enigma.
Em busca das informações, alunos afirmam que atualmente há o Encontro dos Forrozeiros, aulas de Capoeira e Inglês no Espaço Professora Rute Pacheco, acontece também a festa de Santo Antônio realizada pela capela todo ano no 13 de junho, há também torneio de futebol frequentemente, incentivando ao lazer e esporte e o Samba de Roda, que é realizado pela aluna da EJAI Maria Dias.
No passado, existiam muitas cavalgadas, arrastões do forró, presépios, rezas de dona Maroca, de Seu José Estevão e as festas de Antônio Fabião, e até mesmo acompanhamento (que era quando levava nossa senhora padroeira a outras comunidades vizinhas).
Em relação à plantação, ainda há plantio de abacaxi, mandioca,feijão , milho,amendoim, aipim, abóbora e dentre outros,há também a prática de fazer farinha, deliciosos beijus e pamonha, inclusive as casas mais conhecidas eram de Seu Belmiro e a de seu José de Fabião, há também aos finais de semana a venda de acarajés de dona Aline.
Os pontos de referência da comunidade são: Capela de Santo Antonio, Escola Água Verde, Escola Municipal Catarino Pacheco, Espaço Professora Rute Pacheco, há também no local bares, mercadinhos, barbearia e associação dos moradores.
Segundo os alunos da Escola Água Verde, dona Amália de 97 anos é uma moradora com mais idade na comunidade.
A imagem levada em procissão a Pedrão, não era nossa senhora e sim Santa Lúzia que era a santa protetora dos olhos da qual seu Antônio Catarino era devoto e portanto organizava o cortejo .
Em breve apresentaremos mais dados e informações a respeito da Comunidade Água Verde,até lá.
Mín. 19° Máx. 24°