O secretário da Educação, Washington Bandeira, recebeu, nessa segunda-feira (4), a visita do diretor nacional do Ministério da Educação de Cabo Verde, Adriano Andrade Moreno. Representando o ministro da Educação de Cabo Verde, Amadeu Cruz, Moreno veio ao estado para conhecer de perto as iniciativas inovadoras na educação piauiense, especialmente o modelo de ensino em tempo integral e o Canal Educação, que integra tecnologia e ensino remoto para alunos e professores em todo o Piauí.
Durante a visita, o secretário destacou o plano de universalização do ensino em tempo integral em todas as escolas estaduais até o início de 2026. "Apostamos no modelo de tempo integral, que potencializa o processo de ensino e aprendizagem e gera melhores oportunidades para os nossos alunos. Esse modelo, combinado com o ensino técnico e profissional que estamos implantando, traz resultados concretos e amplia as possibilidades para todos", afirmou Washington Bandeira.O gestor também apresentou as funcionalidades da plataforma do Canal Educação, que oferece videoaulas, simulados, planos de estudos personalizados, trilhas de aprendizagem, recursos de inteligência artificial, mentoria, gamificação e até experiências em metaverso.
"Queremos fortalecer o ensino nas escolas com mais tecnologia e inovação, permitindo que os estudantes tenham acesso a uma preparação moderna e eficiente, para que possam alcançar aprovações nas mais diversas universidades e concretizar seus sonhos e os de suas famílias", ressaltou o secretário.
Criado em 2012, o Canal Educação utiliza tecnologia para apoiar o ensino em todas as regiões do Piauí por meio do Programa de Educação Mediada por Tecnologia. A estrutura inclui nove estúdios de produção, um estúdio de podcast, ambiente virtual de ensino, um aplicativo próprio e 900 salas-polo com recursos de IPTV que transmitem aulas ao vivo dos estúdios em Teresina.
Adriano Andrade Moreno elogiou a estrutura e o impacto do Canal Educação, enfatizando a possibilidade de replicá-lo em Cabo Verde. “A visita tem sido extremamente enriquecedora, pois permite observar como o Canal Educação contribui para a qualidade e equidade na educação, alcançando todos os locais com o mesmo padrão de ensino. Para nós, essa metodologia é uma solução viável, especialmente em regiões onde há falta de professores. Esperamos implementar essa experiência em Cabo Verde em breve”, declarou o diretor.
A visita de Moreno ao Piauí marca o início de uma parceria que será formalizada com a assinatura de um termo de cooperação entre o Ministério da Educação de Cabo Verde e a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI). Essa colaboração visa adaptar e implementar a metodologia do Canal Educação para apoiar o sistema educacional de Cabo Verde, fortalecendo o ensino nas ilhas com soluções tecnológicas e inovadoras.
Mín. 18° Máx. 30°