Quase seis mil exames de mamografia por ano serão ofertados no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão. O anúncio da expansão do serviço de mamografia na rede estadual de saúde foi realizado, nesta terça-feira (29), pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes. A medida reforça o Outubro Rosa 2024 e o tema da campanha "Se Liga! Prevenção é o ano todo".
O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), investe na descentralização dos serviços de mamografia, principalmente para assegurar a detecção e diagnóstico precoce dos casos de câncer de mama. Os mamógrafos da rede estadual de saúde estão disponíveis em São Luís, Caxias, Pinheiro, Imperatriz, Coroatá, Cururupu, Rosário, Açailândia, Barra do Corda, Santa Inês e Codó. Além disso, os pacientes contam ainda com a Unidade Móvel de Mamografia.
“O novo aparelho de mamografia na unidade vai garantir o fortalecimento da assistência em saúde às mulheres que residem no município de Caxias e região na prevenção do câncer de mama, oferecendo um cuidado completo. Essa expansão do serviço faz parte de uma série de investimentos que estão sendo realizados pelo governador Carlos Brandão na saúde do Maranhão”, frisou o secretário de Estado da Saúde Tiago Fernandes.
Em Caxias, o novo mamógrafo instalado no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão permitirá a realização de até 5.760 exames anuais, ampliando o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama na região.
“O mamógrafo representa um avanço significativo para a saúde de Caxias e região. Vai assegurar um diagnóstico mais rápido e preciso, garantindo que as mulheres da região tenham acesso a exames essenciais para a prevenção em nosso hospital, que pode oferecer um atendimento mais completo e humanizado às pacientes. Investir em saúde é investir no bem-estar e na qualidade de vida de todos”, disse a diretora geral do Hospital Regional de Caxias, Rayara Martins.
O acesso ao exame no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão está sendo feito através da apresentação da requisição médica, documento de identificação e o cartão do SUS no ambulatório do hospital.
Mín. 18° Máx. 30°