A inteligência emocional (IE) tem se tornado um dos principais fatores de sucesso em ambientes profissionais modernos. Em um cenário de mudança constante, competitividade e pressão crescente, a capacidade de gerenciar as próprias emoções e de entender como influenciamos e despertamos as emoções e sentimentos dos outros pode ser tão importante quanto dominar as técnicas e os conhecimentos teóricos e práticos que regem nosso trabalho.
Em minha experiência, tenho observado tanto no consultório quanto nas empresas que grande parte das pessoas não sabe nomear ou identificar o que sentem. É bem comum ouvir frases como: “Estou me sentindo mal, mas não tenho motivo; não estou bem e não sei de onde está vindo”. A falta de contato e conexão com as próprias emoções e sentimentos impede que as pessoas busquem no ambiente o que precisam para satisfazer suas necessidades emocionais, pessoais e profissionais.
Essa desconexão as impede de entender se as escolhas realizadas trazem satisfação e sentimento de completude. É muito comum ouvir que estão no modo automático de sentir e agir. Essa falta de contato consigo mesmas e com suas necessidades contribui para o desenvolvimento de patologias e prejuízos nas relações.
*O Que é Inteligência Emocional*
Popularizado pelo psicólogo Daniel Goleman, o conceito de inteligência emocional refere-se à habilidade de perceber, avaliar e gerenciar as emoções de maneira eficaz. A IE pode ser dividida em cinco princípios:
1. *Autoconhecimento*: é a habilidade de identificar os próprios sentimentos e entender de que maneira eles impactam as pessoas ao redor.
2. *Autorregulação*: é a capacidade de interagir com o mundo, permitindo que nosso organismo se atualize, respeitando sua natureza da melhor forma possível.
3. *Motivação*: é a força que movimenta nosso organismo, mobilizando sentimentos, movimentos e ações para buscar o que precisamos para satisfazer nossas necessidades em todas as esferas.
4. *Empatia*: é a habilidade de pensar no impacto de nossas ações sobre as outras pessoas.
5. *Habilidades sociais*: são a capacidade de interagir com as pessoas ao redor, englobando aspectos como acolhimento, troca de informações e atitudes que contribuem para o fortalecimento dos vínculos.
Pessoas que investem em autoconhecimento manejam melhor suas emoções, tornando-se emocionalmente inteligentes. Elas tendem a ter sucesso em ambientes pessoais e profissionais porque são capazes de se adaptar melhor às situações e lidar com desafios emocionais de forma construtiva. Compreendem que a vida é repleta de desafios e que a arte de encontrar o equilíbrio faz parte da nossa existência. A cada dia, estamos escolhendo nosso "difícil", e com isso podemos ressignificar o que não podemos mudar e escolher as mudanças que queremos promover em nós.
Em alguns momentos, não conseguiremos fazer isso sozinhos, e aceitar buscar ajuda faz parte desse processo.
Por
Psicóloga Débora Soares
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