Os profissionais da Segurança Pública da Paraíba irão receber atendimento psicológico de forma virtual dentro do Projeto Escuta SUSP. O acordo de adesão foi assinado pelo secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, secretário de Estado da Segurança e Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, e pela diretora do Sistema Único de Segurança Pública, Isabel Figueiredo.
A solenidade aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), nesta quarta-feira, 23, em João Pessoa. O secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves, participou da solenidade.
O Escuta SUSP é um projeto de extrema importância que vem para fornecer atendimento psicológico, seguro, gratuito, com profissionais treinados, aos profissionais da polícia penal e demais forças policiais do Estado. Um projeto inovador, que se utiliza das plataformas online, tecnologia a serviço da promoção de saúde
De acordo com a psicóloga e policial penal, Silnara Araújo Galdino, que integra o Escuta SUSP “é um projeto que nós estávamos aguardando ansiosamente, que chegasse aqui ao nosso Estado, porque ele foi ser replantado de forma gradativa. Mas eu estou muito feliz, vamos fazer de tudo, vamos nos empenhar na parceria com o Ministério da Justiça e o projeto Escuta SUSPE, para que os nossos profissionais possam se beneficiar o máximo possível desses atendimentos, sem barreiras, sem dificuldades, e que isso possa contribuir com a melhoria da saúde mental dos nossos colegas da Polícia Penal”.
O projeto é executado de forma descentralizada entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública por meio do Programa Nacional de Qualidade de Vida para o profissional de Segurança Pública (PRÓ-VIDA), Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP/MJSP) e a Universidade Federal de Minas Gerais, referencia nacional em psicologia com foco em comportamento suicida. Também fazem parte da parceria as Universidades de Brasília, Sergipe e do Rio Grande do Norte. Os recursos que custeiam o programa são do Fundo Nacional de Segurança Pública.
No Escuta SUSP são elaborados protocolos de psicoterapias para os profissionais de segurança pública com o objetivo de aprimorar a política de saúde mental, com base na especialização técnica, oferecendo assistência psicológica on-line, complementando os serviços já oferecidos pelas instituições policiais. Para receber o atendimento os profissionais de segurança pública ativos acessam o site www.gov.br/escutasusp, para fazer o cadastro e agendar a sessão. A plataforma de teleatendimento foi desenvolvida só para o Escuta SUSP e conta com toda a segurança dos dados e sigilo das informações sobre os pacientes.
Durante a solenidade de assinatura do acordo também foi apresentado o Plano Estadual de Segurança e da Defesa Social, que foi aprovado recentemente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP). Também foram expostos viaturas e materiais de todas as forças, adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.
_______
Ascom/Seap-PB com Ascom/SESDS
Mín. 22° Máx. 32°