O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Indústria e Comércio (Seinc), realizou na terça-feira (22) a 2ª edição do Conecta & Empreende Maranhão, evento alusivo ao Dia do Empreendedor que reuniu médios, pequenos e micro empreendedores maranhenses em uma tarde de atividades focada em estimular conexões e trocas de experiências, no auditório do Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís.
Com o tema “Inovar para crescer”, o evento contou com uma programação voltada para despertar insights no público e compreender que inovar não é difícil. Esse foi um dos pontos da palestra do empresário Raul Lamarca, que situou os empresários sobre o novo contexto econômico que vivemos na era da inovação e tecnologia.
“Nós conversamos sobre a importância de compreender essa nova economia em contraste a velha economia, que é muito mais digital que analógica, que tem um crescimento exponencial e não mais linear como na velha economia, o que dá oportunidades para o crescimento do grande, mas principalmente para as pequenas empresas”, explicou o pesquisador.
A proteção de marcas e patentes também é uma forma de inovação e foi um dos temas em debate durante o Conecta 2024. “A marca é o bem mais importante do pequeno empreendedor e, nesse momento, buscamos apresentar para eles as vantagens e benefícios dessa proteção, que torna o negócio dele mais competitivo e seguro. Além de desmistificar que apenas as grandes empresas precisam ter suas marcas protegidas”, explicou o chefe do Escritório de Difusão Regional Nordeste do Instituto Nacional de Proteção Industrial, Eduardo Bemfica.
O público ainda teve a oportunidade de conhecer startups maranhenses que, com serviços inovadores, hoje atendem empresas em nível nacional. Durante o FOPEMA Pitch Arena, uma espécie de rodada de negócios, onde os empreendedores vendem seus serviços em pequenos intervalos de 3 minutos, 9 startups apresentaram ao público suas inovações e como tem conquistado novos mercados. A ação foi promovida pela Comunidade Maranhense de Startups So Luises, que integra o comitê de Tecnologia e Inovação do Fórum Permanente da Micro e Pequena Empresa (FOPEMA), da Seinc.
A empreendedora Virgínia Diniz participou do evento e destacou a importância de adquirir novos conhecimentos para aplicar em seu negócio. “O mercado do empreendedorismo é muito dinâmico e ele muda o todo tempo, daí a importância de falarmos sobre inovação e estarmos juntos discutindo isso com especialistas é fundamental”, comentou a participante.
Para o secretário de Indústria e Comércio do Maranhão, Júnior Marreca, com a 2ª edição do Conecta e Empreende Maranhão, a Seinc mais uma vez estreita os laços com a classe empreendedora do Maranhão, reforçando o trabalho que vem sendo realizado para valorizá-la.
“São ações como essa que dão o tom de como o Governo do Maranhão trabalha com seus empreendedores. É sempre juntando o que há de melhor para oferecer a essas empresas para que elas tenham como avançar na melhoria dos seus produtos, na eficiência da gestão. Então, tudo isso faz parte do contexto do trabalho diário da nossa Secretaria que é estar acompanhando e trazendo temas importantes para discutir com esses empreendedores”, concluiu o gestor.
Mín. 22° Máx. 32°