A Sanepar inaugurou terça-feira (22) mais um Jardim de Água e Mel, desta vez em Piraí do Sul, nos Campos Gerais. Com o apoio da Prefeitura e da Secretaria de Educação do Município, a estrutura foi instalada na Escola Municipal Lucília Penteado de Araújo, e vai beneficiar em torno de 200 alunos do ensino fundamental.
O Jardim de Água e Mel funciona como um espaço de educação socioambiental, e tem como objetivo promover a cultura de sustentabilidade. Os professores poderão utilizar o espaço como ferramenta de apoio ao conteúdo educacional ligado aos temas de biodiversidade, da flora, do meio ambiente e, principalmente, dos cuidados com a água.
“Como sabemos, as abelhas desempenham um papel fundamental para a vida na terra por meio da polinização, inclusive contribuindo para a preservação dos recursos hídricos. Então, o espaço pode servir para aulas interativas, auxiliando a despertar nos alunos a percepção da relação do homem com a natureza”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes.
A estrutura instalada é composta por três colmeias de abelhas sem ferrão, de espécies nativas, como Jataí, Mirim e Mandaçaia, além de deck, bancos e uma diversidade de flores e outras plantas. A gestora destaca que, para que os jardins funcionem adequadamente, a participação dos alunos, professores e da comunidade é fundamental. Para isso, alunos e professores foram orientados sobre a manutenção do espaço e manejo das colmeias.
O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, destacou que a educação ambiental é um dos pilares para a construção de uma cidade mais sustentável, criando uma consciência coletiva sobre a importância de cuidar do meio ambiente.
Os Jardins de Água e Mel fazem parte do Projeto Técnico Social das obras de ampliação do sistema de coleta e tratamento de esgoto que a Sanepar está realizando na Vila Nossa Senhora Aparecida, em Piraí do Sul. “No mês de novembro, também no desenvolvimento do Projeto Técnico Social em obras, estaremos inaugurando mais dois Jardins de Água e Mel em escolas municipais de Telêmaco Borba”, adianta Crislaine.
SANEAMENTO – As obras de expansão da rede coletora de esgoto em Piraí do Sul vão beneficiar diretamente 230 famílias na Vila Nossa Senhora Aparecida. Estão sendo instalados 3,5 mil metros de novas redes coletoras, ligações de esgoto e uma estação elevatória, que deve ser concluída até o fim do ano. Para isso, a Sanepar está investindo, com recursos próprios da Companhia, cerca de R$ 1 milhão.
Mín. 21° Máx. 34°