Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, realizados em Brasília, marcaram a maior competição universitária da história da América Latina. Com a participação de mais de 7 mil atletas de todos os estados do país e do Distrito Federal, 138 eram da delegação piauiense que conquistaram 14 medalhas, sendo 3 ouros, 4 pratas e 7 bronzes.
A 71ª edição dos JUBs contou com 31 modalidades disputadas em dois períodos: uma semana para competições individuais e outra para as disputas coletivas.
O Piauí contou com representantes nas modalidades atletismo, badminton, basquete X1, clash royale, futsal, handebol, jiu-jitsu, judô, natação, tênis, tênis de mesa, voleibol, wrestling e xadrez.
A primeira medalha do Piauí veio com Fabiana Hellen, que garantiu a prata no Wrestling, estilo livre até 76 kg. No masculino, Felipe Silva conquistou o bronze na categoria greco-romana e estilo livre até 97 kg. Sara Milena, atleta da modalidade Clash Royale, jogos onlines, conquistou a medalha de bronze.
O Judô também trouxe conquistas com Kaylanne Duarte (48 kg) e Analice Costa (52 kg), que levaram medalhas de bronze na categoria Sênior. Já no Jiu-jitsu, Alessandro Silva, em sua estreia em jogos universitários, alcançou o bronze na categoria até 88 kg.
O Badminton foi outro destaque, garantindo cinco medalhas, com Júlia Vitória levando o ouro no simples feminino e, em parceria com Sayane Regina, conquistando também o ouro na dupla feminina. Klerton Zaidan ficou com o bronze no simples masculino, enquanto Frank Henrique obteve a prata no simples masculino e, ao lado de Marcos Ryan, ficou com a prata na dupla masculina.
Nas conquistas coletivas, o time de futsal masculino alcançou a medalha de prata, garantindo vaga na segunda divisão dos JUBs 2025. No handebol, o time feminino ficou com o bronze ao derrotar o Maranhão por 24 a 17, enquanto o time masculino brilhou ao conquistar o ouro, vencendo Santa Catarina por 32 a 25.
O Piauí teve, ainda, boas colocações nos jogos. O basquete masculino ficou em 4º lugar após ser derrotado pelo Mato Grosso do Sul. O voleibol feminino também ficou em quarto lugar após o jogo contra a equipe do estado de Sergipe. Assim como o basquete feminino, que também conquistou a 4° colocação. No xadrez, o atleta Jeziel do Vale terminou a competição na 5ª colocação.
O sucesso dos atletas piauienses nos JUBs 2024 foi impulsionado pelo apoio decisivo da Secretaria dos Esportes do Piauí (Secepi), que forneceu transporte à delegação. A secretária Josiene Campelo, que vem consolidando seu trabalho em prol do desporto piauiense, comentou sobre a importância dessa parceria:
“Apoiar o desporto é um compromisso que temos cumprido com muito orgulho. Ampliamos nossa atuação para fortalecer cada vez mais o esporte em diversas modalidades e categorias. O sucesso dos nossos atletas nos JUBs 2024 reflete esse trabalho,” afirmou a secretária.
Com essas conquistas, o Piauí encerra sua participação nos JUBs 2024 e se prepara para os Jogos Mundiais Universitários, que acontecerão na Alemanha em 2025.
Mín. 17° Máx. 22°