A Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém, completa, nesta segunda-feira (21), dois anos de funcionamento. O complexo de cidadania e segurança foi o sétimo entregue pelo Governo do Pará e está consolidado como referência no atendimento à população da capital paraense, já tendo garantido mais de 588 mil benefícios.
Assim como as demais Usinas em funcionamento, a unidade Jurunas/Condor também oferece mais de 70 serviços gratuitos em áreas cruciais para a transformação social, como saúde, educação, assistência, cultura, esporte e lazer. Em seus dois anos de funcionamento, o complexo coleciona histórias de superação, protagonizadas por pessoas que tiveram a vida impactada pelo maior complexo de ações de cidadania do Brasil.
Histórias como a da empreendedora Valesca Teixeira, que está montando o próprio negócio a partir de cursos feitos na Usina da Paz. “Através dos cursos de Gastronomia oferecidos pela Usina, hoje eu tenho uma fonte de renda e estou montando o meu próprio negócio. A Usina da Paz representa a minha segunda casa, pois foi um espaço que acolheu a mim e ao meu filho, que é autista, e também faz cursos de capacitação. Estou aqui desde que a Usina foi inaugurada e pretendo continuar”, garante Valesca.
A Usina da Paz Jurunas/Condor, vinculada à Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), também apoia estudantes que buscam qualificação para ingressar no mercado de trabalho, como Lorrany Coutinho, aluna do curso de Impressão 3D. “Por meio deste curso eu espero me qualificar para conseguir um emprego. São cursos muito úteis para agregar no nosso currículo, e a Usina nos ajuda bastante, pois são cursos muito caros. A Usina nos proporciona aprendizados tanto para ajudar financeiramente quanto na vida pessoal”, diz a estudante.
Projeto Inclusão– O Complexo também é referência no atendimento humanizado a famílias atípicas, por meio do Projeto Inclusão, idealizado pela própria Usina para o atendimento a famílias cadastradas como responsáveis ou cuidadoras de pessoas com deficiência. O trabalho oferece atividades esportivas, educativas e de capacitação para estimular o aprendizado e o desenvolvimento de crianças, adolescentes e adultos atípicos.
Para a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, a Usina da Paz Jurunas/Condor é uma referência na promoção de oportunidades e sonhos. “As Usinas da Paz são espaços fantásticos, que garantem saúde, qualidade de vida, conhecimento e oportunidades para a população. Aqui na Usina Jurunas/Condor não é diferente. Aqui também temos o espaço de inclusão, que é uma oportunidade para que as famílias atípicas possam ser assistidas. Um belíssimo trabalho que oferece vários tipos de atividades e serviços para crianças, adolescentes e pessoas de idade que tenham alguma deficiência”, reitera a titular da Seac.
Parque Pet- Para garantir diversão e cuidados também para os animais domésticos e seus tutores, a Usina da Paz Jurunas/Condor conta com a estrutura do “Parcão”, uma área de convivência que inclui parque infantil, com brinquedos e fontes de hidratação para os animais.
Celebração- Para comemorar o aniversário de dois anos junto à comunidade, a UsiPaz Jurunas/Condor recebeu, no último sábado (19), uma programação especial com serviços gratuitos de saúde, cidadania e lazer.
O evento festivo reuniu centenas de moradores, que puderam aproveitar serviços como atendimento médico, odontológico, emissão de documentos, feira empreendedora, banho de piscina, torneios esportivos, desfile de moda, além de serviços de beleza como cortes de cabelo, design de sobrancelhas e muito mais.
Serviço:A UsiPaz Jurunas/Condor fica na Travessa Quintino Bocaiúva, s/n, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa Honório José dos Santos. Toda a programação de cursos e eventos pode ser consultada no Instagram oficial @Usinasdapaz .
Mín. 21° Máx. 34°