O dia do Piauí é comemorado neste sábado (19). A data celebra, este ano, 202 anos de emancipação política. Em alusão a data, a Secretaria das Mulheres destaca a importância das piauienses que ajudam a construir o Estado através de talento e dedicação.
De ponta a ponta do Piauí, é possível encontrar, facilmente, mulheres que se dedicam a construir um Piauí próspero e de destaque. É o exemplo das profissionais e vendedoras que marcam presença, diariamente, no Mercado Central de Teresina. Do artesanato à produção da gastronomia regional, as mulheres conduzem seus trabalhos com dedicação, talento e paixão, mostrando a força do empreendedorismo feminino e sua contribuição para o desenvolvimento local.
A artesã Maria Lopes, nascida e criada no Maranhão, mas que produz e vende seu artesanato nas proximidades da entrada do Mercado. Com um sorriso largo e acolhedor, ela diz que, mesmo morando no estado vizinho, é no Piauí que encontrou oportunidade de trabalho. “Onde eu já morei, não recebi as oportunidades que tive aqui. Foi apenas no Piauí que aprendi a trabalhar com o artesanato”, conta.
Já a Maria do Amparo é a segunda geração da família que trabalha com a produção e venda de castanhas. Ela explica que através do seu ofício consegue levar os produtos piauienses até para fora do Brasil. “Minha mãe trabalhava com castanhas e eu fui criada neste ramo. Hoje em dia, vendo bastante e os produtos vão até para fora do país”, diz.
Muitas mulheres piauienses sentem orgulho de ter nascido e ainda residir no estado, como a Maria da Conceição, empreendedora de loja de roupas no Shopping da Cidade. “Eu gosto do meu estado. Nasci aqui, vivo aqui. O Piauí é um lugar bom de se viver”, fala.
A Sempi registrou um pouco da história dessas mulheres também em vídeo e pode ser assistida pelo perfil oficial no Instagram da Secretaria.
A Secretaria das Mulheres e o apoio ao empreendedorismo feminino
Para contribuir com a qualificação profissional e independência financeira das mulheres piauienses, a Secretaria das Mulheres oferece serviços através de projetos e programas, como o Elas Empreendem. O programa tem o objetivo de fomentar a autonomia econômica e financeira das mulheres, promovendo igualdade de gênero no mercado de trabalho e o fomento dos negócios através da realização de Oficinas de Capacitação de Mulheres Líderes Empreendedoras e Cursos de Formação Profissional. Atualmente o total de mulheres inscritas é de 1.360, em 43 municípios, na modalidade presencial e on-line.
Em se tratando de qualificação profissional, oPrograma Qualifica Piauívem formando dezenas de mulheres através dos cursos ofertados na Casa da Mulher Brasileira (CMB) e nos bairros de Teresina. Só neste ano, a CMB totaliza cerca de 112 mulheres atendidas pelos cursos, dentre elas matriculadas e já certificadas.Na grande região da Pedra Mole são 81 mulheres em curso e 47 inscritas para as próximas turmas.
O Programa é desenvolvido pela Secretaria da Assistência Social (Sasc), e em parceria com a Sempi vem beneficiando mulheres e famílias que estão rompendo o ciclo da violência através da busca da independência financeira e apoio da rede de proteção às mulheres em situação de violência doméstica.
Mín. 21° Máx. 34°