O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), publicou nesta quinta-feira (17) a declaração de vencedor da licitação para duplicar e restaurar em concreto a PRC-466 entre Turvo, no Centro, e Palmeirinha, distrito de Guarapuava, no Centro-Sul.
O Consórcio Dalba/CLC, formado pelas empresas Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda. e Construtora Luiz Costa Ltda., é o vencedor da disputa, tendo apresentado proposta de preço de R$ 293.750.000,00, e documentação que foi habilitada por comissão de contratação do DER/PR.
Agora as demais participantes interessadas em interpor recurso quanto ao resultado devem manifestar sua intenção, com três dias úteis para apresentar suas razões. A vencedora terá prazo igual para apresentar contrarrazões, com todos os argumentos sendo analisados pelo departamento para tomada de decisão final.
O consórcio, representado pela Dalba Engenharia e Empreendimentos, foi o terceiro classificado na disputa de preços da licitação, mas foi declarado vencedor após os primeiros classificados serem declarados inabilitados pelo DER/PR, por não atenderem todos os critérios exigidos em edital, conforme análise de documentos.
A mesma empresa já é responsável pela execução da obra de duplicação e restauração da PRC-466 entre Palmeirinha e Guarapuava, iniciada recentemente.
OBRA- A obra contempla a implantação de uma nova pista de pavimento rígido com sub-base de concreto compactado a rolo e uma camada de placas de concreto, com extensão de 27,02 quilômetros. São duas faixas de rolamento com 3,6 metros da largura cada, com acostamentos externos de 2,5 metros, separadas da pista antiga por canteiro central.
A pista já existente receberá restauração em concreto pela técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico antigo passa por reparos, servindo como base para uma nova camada de placas de concreto.
Nos perímetros urbanos de Turvo e Palmeirinha a duplicação da PRC-466 será separada por barreiras de concreto New Jersey em vez de canteiro, contando também com vias marginais em pavimento asfáltico de sentido único em cada lado da rodovia. No município e no distrito serão implantados viadutos do tipo diamante, em que os usuários podem entrar e sair da rodovia pela faixa da direita, com rótulas dos dois lados do viaduto, disciplinando o tráfego municipal e o acesso à rodovia.
Também está prevista uma nova ponte sobre o Rio Turvo ao lado da estrutura existente, e a implantação de retornos com geometria do tipo “U” a cada seis quilômetros. Serão executados ainda abrigos para parada de ônibus, calçadas, iluminação pública, expansão do sistema de drenagem de águas, nova sinalização horizontal e vertical, e remanejamento de interferências.
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