A equipe da Assessoria de Imprensa da Seap-PB coletou depoimentos de alguns professores sobre suas leituras, seus olhares a respeito da missão do educador. O professor e policial penal Mazukyevicz Nascimento, diretor da Escola de Gestão Penitenciária (EGEPEN-PB), parabenizou a todos os colegas professores do estado e do sistema prisional e destacou: “Costumo dizer que o professor é aquele que tem a arte de aprender e de transmitir o que aprendeu. É aquele que é apaixonado por buscar conhecimento, se especializar, transmitir para o próximo um pouco daquilo que o estudo lhe ensinou. Continuem nessa missão belíssima de transformar a sociedade através da educação”.
A professora Eliane Aquino, gerente operacional de Educação para Pessoas Privadas de Liberdade, declarou: “Cada professor leva na bagagem uma experiência única com os alunos, que é a transmissão de conhecimento e habilidades para a vida. Expresso aqui todo o meu carinho e admiração a todos os professores que trabalham dentro das unidades prisionais do estado da Paraíba. Fazendo acontecer, transformando cada desafio em oportunidades”.
A pedagoga Maria Samaia Belo, atua na Gerência Executiva de Ressocialização há quatro anos desenvolvendo um trabalho direcionado às políticas públicas educacionais, fomentando a reintegração das pessoas em privação de liberdade bem como a redução da reincidência criminal. “Parabenizo a todos os professores e professoras que atuam no estado da Paraíba. Feliz Dia do Professor”.
Para a professora Anielly Amaro, que ensina na Penitenciária João Bosco Carneiro, em Guarabira e atua na educação há 14 anos, “trabalhar no sistema prisional é um desafio e uma oportunidade de transformação. Eu acredito que a educação é transformadora e nesse contexto a ressocialização é fundamental, pois nossos alunos têm a chance de reconstruir suas histórias e vislumbrar um futuro diferente através da educação, os desafios são muitos mas cada pequeno avanço é uma vitória. Eu amo ser professora. No dia do professor celebramos não apenas o ensino, mas, a esperança e transformação que a educação pode trazer”.
Ana Cláudia da Silva Pereira é professora da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Graciliano Ramos” e leciona no Presídio Regional de Sapé. “Para mim, ser professor, é ser um agente da transformação humana. A todos professores eu desejo força, coragem e persistência para continuarmos acreditando numa sociedade mais justa, humana e igualitária”.
Em Pombal, a professora Josélia Ferreira, leciona em sala de aula na cadeia da cidade. “Parabenizo cada professora, cada professor que faz educação em prisões, que é algo maravilhoso, muito desafiador. Tenho passado experiências maravilhosas porque cada professor tenta reconstruir tanto o seu ambiente, quanto o dos reeducandos, então é desafiador, nós estamos resgatando vidas e transmitindo sonhos através da educação e da ressocialização”.
Na cidade de Serra Branca, a professora Maria da Guia da Silva também leciona na cadeia local e revela sobre a missão dos educadores: “A nossa missão em sala de aula é muito bonita. Por muitas vezes recebemos nossos alunos sem nenhuma perspectiva de vida. Tão logo o tempo passa, essas histórias passam a ser recontada através da educação. Então nós professores temos esse poder de mudar de recontar histórias de vida. Parabéns a todos”.
_______
Ascom/Seap-PB
Josélio Carneiro
Mín. 20° Máx. 28°