A ZPE Ceará voltou a ficar em evidência no fDi’s Global Free Zones of the Year, prêmio que aponta as zonas francas de maior destaque para investidores no mundo. Na edição 2024, a free trade zone cearense sagrou-se vencedora das Américas na categoria “Zonas de Inovação” e garantiu ainda o status de “altamente recomendado” para investimentos na região em “Zonas Sustentáveis”.
Corroborando essas consagrações, a ZPE Ceará posicionou-se no top-10 dentre todas as 63 zonas francas avaliadas na contenda, ocupando o 8º posto global na relação divulgada anualmente pela fDi Magazine. A publicação é ligada ao renomado periódico britânico Financial Times.
O reconhecimento, que se soma a outros vários logrados pela empresa cearense no Global Free Zones of the Year nos últimos anos, foi celebrado pelo diretor presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó:
“Esse prêmio se dá pelos investimentos que o Governo Estadual faz e fez para promover as exportações e o nosso desenvolvimento econômico. Eles trazem confiança e credibilidade à ZPE Ceará, que inovou, por exemplo, deixando todos os nossos controles aferidos pela Receita Federal de forma automatizada e remota. Isso traz, para quem investe no Ceará, e principalmente na nossa ZPE, não só a segurança, mas também a agilidade em seus processos, seja na importação dos insumos, mas principalmente na exportação de seus produtos manufaturados”, comentou.
Em seu texto, a edição da revista ressalta alguns dos diferenciais competitivos que elevaram a free trade zone cearense a vencedora na categoria “Zonas de Inovação”, sendo qualificada como um exemplo primordial em meio aos centros que farão a transição do mundo dos combustíveis fósseis para tecnologias de baixo carbono. “Sua localização estratégica ao lado do Porto do Pecém e infraestrutura de utilidades dedicadas resultou em várias promessas de investimento de grandes empresas que buscam produzir hidrogênio usando eletricidade de fontes de energia renováveis”, justificou o texto. A publicação cita ainda investimentos em infraestrutura, entre os quais seus sistemas automatizados e de monitoramento por vídeo de última geração, como exemplos de inovações.
Já no que se refere à categoria “Zonas Sustentáveis”, a ZPE Ceará foi apontada como “altamente recomendada” para investimentos. A fDi Magazine exaltou a utilização das fontes de energia renovável junto aos esforços de descarbonização, com especial atenção ao projeto do Hub de Hidrogênio Verde. “Isso não apenas ajudou a reduzir sua pegada de carbono, mas também a fornecer energia limpa para operações industriais dentro da zona”, sublinhou a publicação, sugerindo que essas ações devem favorecer novas parcerias.
Ano a ano, a ZPE Ceará vem mantendo uma posição de destaque na premiação da fDi Magazine. Somados os anos de 2022 e 2021, obteve três menções honrosas em categorias diversas como “Hidrogênio Verde”, “Aceleração na Adoção de Hidrogênio” e “Digitalização de Serviços”.
Em 2020, apesar do cenário desafiador provocado pela pandemia, a ZPE Ceará manteve suas operações ininterruptas e conquistou prêmios em quatro categorias: Implantação de Tecnologia, “Conjunto de Talentos”, “Impulsionadores de Exportação” e “Desenvolvimento de Habilidades”.
Anteriormente, de 2016 a 2018, período que coincide com o início da produção da ArcelorMIttal – antiga Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) -, a ZPE Ceará levou, ao todo, 11 láureas dessa natureza.
Mín. 20° Máx. 28°