A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduc), através das oficinas de cinema que capacitam estudantes da rede pública para a criação de conteúdos audiovisuais, conquistou um importante prêmio na categoria Melhor Direção, no Festival de Cinema Carnaúba.
A estudante Stefhany Gabrielly, de 12 anos, aluna do 6º ano da Escola Municipal Maria Félix, e seu professor de cinema, Paulo Conceição, foram os grandes vencedores na categoria com o curta-metragem “Azul Marinho”. “O filme foi exibido em vários festivais de cinema e retrata, de forma sensível e reflexiva, os desafios globais enfrentados pela humanidade, especialmente relacionados ao meio ambiente, através do olhar de uma jovem estudante”, pontuou o professor Paulo Conceição.
A premiação destaca o trabalho inovador e criativo da dupla, que conseguiu produzir uma obra impactante com recursos limitados, utilizando apenas um smartphone. “Na primeira vez que participei da aula, achei muito legal. Depois que fiz meu primeiro filme, percebi o quanto é gratificante criar esse material, incluindo a organização, produção, roteiro e ensaios”, comentou a estudante Stefhany Gabrielly.
O curta “Azul Marinho” segue sua trajetória em festivais de cinema nacionais e internacionais, reforçando a importância de apoiar talentos emergentes e projetos que unem educação e cultura. “Ficamos muito felizes com essa premiação, que inspira outros jovens a também se engajarem no mundo do audiovisual. Nossos alunos podem explorar novos temas, sempre com um olhar atento às questões sociais que mais chamam atenção na comunidade”, afirmou o secretário da Seduc, Kaio Colaço.
Sinopse: Azul Marinho – Stefhany Gabrielly observa o mundo ao seu redor com olhos atentos e questionadores. Em meio ao caos global, ela reflete sobre os desafios que afetam o meio ambiente e a importância de sua comunidade. Através de sua perspectiva, o filme explora como a nova geração encara as crises ambientais e sociais, pensando em formas de proteger o planeta e fortalecer os laços comunitários.
A narrativa busca destacar a importância do fortalecimento dos laços comunitários e da preservação do meio ambiente, temas que ganham uma nova perspectiva através dos olhos de uma criança.
Na equipe estão: Stefhany Gabrielly, Paulo Conceição, Jaime Neto, Everton Ricardo, Nicolas, Ronald, Túlio Beat, Deusdete Maria, Poliana Jéssica Cataline, Camila Haydee, Smael Brandão, o gestor Guilherme Fillipe, Leandro Silva e demais alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal Maria Félix de Lima.
Mín. 20° Máx. 28°