A Secretaria da Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc), implementou, nesta terça-feira (8), o Programa Defesa Civil na Escola, na Unidade Escolar Petrônio Portela, no município de Esperantina. Essa é a oitava e última instituição a receber a iniciativa nesta etapa do programa.
O foco do projeto é a formação de uma comunidade escolar mais preparada e resiliente no campo da gestão de riscos e desastres. O Defesa Civil na Escola já foi implementado em escolas-piloto nas cidades de Teresina, Parnaíba, Picos e Floriano.
A partir de agora, o Projeto Defesa Civil na Escola segue para as próximas etapas, como o monitoramento de risco das escolas, capacitação e treinamentos com o Corpo de Bombeiros, formatura dos alunos e a implementação dos Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil (NEPDECS), que darão continuidade às ações de prevenção e proteção nas comunidades escolares.
Segundo a coordenadora do programa, Valdite Leão, a participação e engajamento de toda a comunidade escolar foi essencial. “Foram diversas escolas e o que nos encantou foi a participação de todos, os olhares atentos dos alunos querendo participar do projeto, entendendo que isso vai mudar, não só a questão da cultura de prevenção, mas também eles se tornarão adultos preparados com um futuro melhor e mais protegido”, conta a gestora.
Mín. 20° Máx. 28°